Projeto prevê conta de luz pré-paga

Uma das contas que mais agride o orçamento mensal: a de luz certamente aterroriza a maioria dos lares brasileiros. Não por menos, imagine uma vida sem chuveiro, lâmpada, fogão, geladeira, máquina de lavar, chapinha... E por aí vai. Tantos itens primordiais, mas que têm um preço... Bem caro, diga-se de passagem.

Para controlar os gastos com a luz, um projeto aprovado essa semana pelos senadores da Comissão de Serviços de Infraestrutura possibilita pré-pagamentos de conta de luz.

Com o objetivo de beneficiar consumidores de baixa renda, o projeto de lei 365/09, do senador Gim Argello (PTB-DF) prevê um financiamento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) de até 30kWH.

Porém, a preocupação dos senadores é de que as empresas cobrem mais caro e os consumidoresextrapolem, assim como acontece com o uso do celular pré-pago. Portanto, para que a medida cumpra o papel de diminuir a inadimplência e o furto de energia elétrica, outro projeto de lei deverá ser elaborado impedindo a prática predatória ao consumidor.

Por Lívany Salles

Comente