Professora que fuma há 25 anos gastou mais de R$ 51 mil

O preço do cigarro

Foto: moodboard/Corbis

Aumento da taxa de infertilidade, alteração no ciclo menstrual, problemas durante a gravidez, doenças cardiovasculares e respiratórias... Ninguém tem dúvidas de que o cigarro é um grande vilão da saúde. Mas você já parou para pensar que o tabaco causa um dano irreversível ao bolso?

Quem fuma quase não percebe na quantidade de dinheiro que gasta na compra dos macinhos para o consumo, mas se colocar na calculadora levará um grande susto. Não acredita? A professora de matemática Marta Alvarenga, 40 anos, também não acreditava, mas se espantou ao saber o valor que já desperdiçou.

Ela fuma desde os 16 anos. "Comecei a fumar devido ao meu marido que já fumava e eu achava bonito. Na década de 80 era como se fosse uma modinha e achava que assim me enquadraria no perfil da época", conta.

Até hoje foram 8640 dias de cigarros ininterruptos, totalizando R$ 51. 840 mil de despesa com o vício. "É assustador! Eu só fumo um maço por dia, mas imagino o quanto deve gastar uma pessoa que cosome mais. Acho que com o valor daria para comprar uma mansão", diz Marta.

Com o dinheiro investido a professora descreve que poderia ter comprado mais um carro ou ter adquirido um terreno no interior de São Paulo, que é o seu sonho. "Sempre economizei nas despesas para conseguir adquirir meus bens, mas o cigarro é algo que nunca achei que gastasse tanto."

Marta relata que nunca tinha tentado parar de fumar, mas agora sua principal meta é largar o cigarro. "Se eu já estava pensando em abandonar o tabaco devido a problemas de saúde. Isso fez com que eu me conscientizasse ainda mais. Minha velhice não contará com esse vício, certeza", conclui.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente