Por que não sou rico?

Inteligência e a relação com o dinheiro

A pergunta é provocativa: "Se você é tão esperto, porque ainda não é rico?". André Massaro garante que em algum momento da vida você já se fez esta pergunta, ou alguém pode já ter feito. E pior, naquele momento mais inconveniente possível.

"Quanto mais aprendo sobre o dinheiro, mais aprendo que o dinheiro e inteligência são menos relacionados do que gostamos de acreditar", afirma o consultor em finanças pessoais e corporativas, educador financeiro, palestrante e escritor. Porém, não é que não tenha nenhuma relação. Mas a questão é o que de fato bloqueia as pessoas inteligentes a ganharem dinheiro.

"Existem inúmeras formas de se ganhar dinheiro. Entre as mais populares estão desenvolver uma brilhante e sólida carreira profissional, investir sabiamente ou dar vazão aos nossos dotes empreendedores", explica.

Quando o assunto é carreira, André enfatiza que é importante repensar os contatos profissionais e as habilidades. "Muito se fala em plano de carreira, mas você já fez um plano de aprendizado? Já parou para pensar em quais as habilidades que terão maior poder em alavancar sua carreira?", questiona. E completa: "se você trabalha na área financeira e pretende continuar nela, talvez investir seu tempo e dinheiro naquele curso de web design não seja a melhor pedida".

Já nos investimentos, um grande erro é a falta de informação, além de seguir dicas de amigos sem ter uma estratégia própria. Ou, então, fazer ótimos investimentos, mas se endividar.


Para finalizar, o especialista avisa que o medo pode travar os empreendedores. Afinal, se a tolerância ao risco é zero, zero é a chance de continuar no mercado. Mais do que isso, é necessário comprometimento com o negócio e consigo mesmo.

Por Lívany Salles

Comente