Planejar financeiramente é tudo de bom!

Antes que você comece a dizer que já cansou de ouvir o quanto é importante planejar- mas mesmo assim ainda não colocou a idéia em prática... - vou mudar o seu foco para um exercício bem gostoso para motivar a mudança de atitude quanto ao planejamento.

Imagine que você agora é a personagem principal de uma história que acontecerá conforme a sua vontade. O que ela, a personagem deseja para os próximos meses e anos, quais as expectativas e o que ela quer que aconteça neste período de tempo. Primeiramente use a imaginação, depois passe sua história para o papel, ou computador, o que for mais fácil para registrar o seu pensamento criativo.

Depois analise com carinho o que está nos seus sonhos. Isso pode parecer até simples demais, mas o planejar uma vida de sonhos inclui o planejar de uma vida economicamente saudável. Sem ter este esboço do que você quer para sua vida fica muito difícil mudar qualquer hábito, pois não há razão para mudanças se não há um sonho a realizar.

Há quem diga que certos sonhos devem ficar somente na imaginação. Mas você, pessoa antenada, que quer o melhor para si e para quem é digno do seu amor tem todas as chances do mundo de fazer a diferença e mudar o que possa ser hoje seu destino - financeiro, pessoal, profissional - embora aqui esteja o foco voltado para as finanças que, confesso, é o item mais fácil para se propor a mudança, pois depende exclusivamente de você.


E esta mudança começa com a sua criatividade em reescrever sua história financeira. Com esta "sinopse" em mãos anote atitudes que você possa fazer para mudar o cenário do seu dinheiro. As dívidas estão presentes e atrapalham seu desejo de uma pós-graduação, ou aquela viagem tão desejada vai sendo postergada. Pense em alternativas capazes de criar mais dinheiro, veja como reduzir gastos e passe a ter o controle das dívidas para que sua poupança comece com muita energia. Lembre-se que até nas novelas muita coisa acontece antes do final feliz - muito trabalho, muitas mudanças, muitas decisões - e como você é a grande estrela da sua vida, faça isso com muito estilo, com vontade, para que você realize este desejo colocado primeiro na sua mente e depois no mundo real via planejamento. Você verá com isso que as coisas começarão a ficar mais fáceis e condizentes com seu roteiro, e que planejar sua felicidade, seja financeira ou em qualquer área - é e será sempre tudo de bom!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

Comente