Pesquisa: consumidor e impacto ambiental

Pesquisa consumidor e impacto ambiental

O consumidor parece estar menos preocupado com o impacto ambiental de pequenas atitudes como deixar de separar o lixo ou mesmo escovar os dentes com a torneira aberta. É o que aponta um levantamento feito pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) juntamente com o Instituto Ipsos.

Segundo a pesquisa, 57% dos brasileiros entrevistados levam em consideração atos que promovem a preservação do meio ambiente. O percentual era de 65% em 2007. Porém, mesmo entre os que dizem manter hábitos saudáveis, apenas 20% verificam se os produtos adquiridos eram geneticamente modificados ou transgênicos.

Ainda de acordo com os dados, as mulheres são mais conscientes do que os homens. O índice das que afirmaram manter o hábito de apagar a luz após deixar o local é de 90%, contra 86% dos homens. Além disso, 88% das mulheres costumam fechar a torneira quando estão escovando os dentes. O número cai para 84% entre os homens.

A pesquisa também revela que 25% das pessoas não verificam a data de validade do produto comprado. Hoje, 72% verificam se há danos nas embalagens. E 2007 eram 78%.

Por Lívany Salles

Comente