Perdi meu passaporte no exterior! E agora?

passaporteperda

Shutterstock

Visto e passaporte são os principais documentos de identificação de todo viajante no exterior. Se você perdeu ou foi roubado, deve agir rápido e comunicar o fato à polícia local, para não haver enganos, caso outras pessoas utilizem seus documentos com má fé; e para que possa providenciar novos documentos para continuar a viagem.

A solicitação de um novo passaporte deve ser feita junto ao consulado do país onde estiver. Contudo, por mais que o passaporte seja fornecido com rapidez, sem o visto a pessoa não poderá embarcar para voltar pra casa, nem seguir viagem por outros países.

Se for preciso apenas fazer escalas ou conexões, a dificuldade será a mesma. Por isso, também é preciso se dirigir à embaixada ou ao consulado brasileiro do país onde estiver, para encaminhar o requerimento de um novo visto.

E o ideal é ser rápido, especialmente se a pessoa estiver com passagens aéreas compradas, por exemplo. Dependendo de como forem os prazos para aprovação dos novos documentos, o viajante poderá perder voos e reservas de estadia.

A emergência pode ser resolvida com um pouco mais de facilidade se o estrangeiro tiver um seguro-viagem, já que, dependendo do tipo de contrato, alguns podem garantir assistência em português, pelo telefone; e outros incluem ajuda financeira para cobrir estes gastos extras.

Para amenizar as chateações, o diretor da Infovistos, Alexandre Luis Pedrosa, orienta os seus clientes a digitalizar todas as páginas do passaporte e dos vistos, e andar com cópias autenticadas dos documentos. "Também recomendo que enviem os arquivos para seu próprio email, e deixem cópias em outros dispositivos de fácil acesso. Em uma emergência, será mais fácil para comprovar que não são imigrantes ilegais.", completa Alexandre.


Comente

Assuntos relacionados: viagem passaporte visto o que fazer