Páscoa: opções para fugir dos ovos tradicionais

Páscoa ganhe dinheiro com cupcakes

Foto: Cupcakes das Luana

Quando se fala em Páscoa, logo nos veem à mente ovos de chocolate de vários tamanhos, texturas, recheios e cores. As marcas famosas já estão abastecendo as prateleiras com suas novidades e as profissionais que aumentam a renda com essas iguarias já estão lotadas de encomendas.

Mas, se você trabalha nesse nicho, já pensou em apostar em algo que não seja ovo de Páscoa para atrair a clientela? Que tal dar uma variada e apostar em iguarias como cupcakes e cake pops? "O ovo de Páscoa é um produto sem erro, porém todo mundo compra a mesma coisa! Então porque não diferenciar, buscar outros doces?", pensa Gabriela Dauer, confeiteira e proprietária da Ville Douce.

Uma das apostas de Gabriela é o cake pop. A procura por esse doce que vem no palito vem aumentando gradativamente e a iguaria pode decorar festas, ser o bolo de aniversário ou servir de lembrancinha. Outra sugestão da confeiteira é um conjunto de biscoitos decorados com chocolate no tema Páscoa. A decoração comumente é feita com glacê real, mas nessa época o chocolate entra em cena.

Quem também vai fugir dos ovos de Páscoa é a confeiteira Luana Davidsohn, proprietária da Cupcakes da Luana. Marina Zinn, responsável pelo marketing da empresa, comenta. "O cupcake é uma ideia original, deliciosa e, como pode ser feito de forma personalizada, fica super dentro do tema. Para essa Páscoa, apostaremos em cupcakes com ovinhos, coelhinhos, brownies e cookies".

Para quem pretende ganhar dinheiro nessa época fazendo docinhos em casa, as profissionais dão as dicas. "Se você está abrindo uma confeitaria, saiba que esta é uma área que exige bastante investimento, principalmente em itens para decoração. A boa notícia é que você pode adquirí-los aos poucos, conforme for ganhando dinheiro", diz Gabriela. "Para economizar não escolha matéria-prima de qualidade inferior, pois isso influencia muito no resultado final e os clientes percebem", completa.

Na hora de comprar os produtos, a confeiteira da Ville Douce sugere recorrer aos mercados atacadistas. Lá é possível comprar embalagens maiores, o que reduz o custo unitário. Alguns itens assim são farinha, manteiga, leite condensado, açúcar etc. "Lojas especializadas como a Chocolândia (em São Paulo, Capital e interior) são ideais para achar os ingredientes do dia a dia da confeitaria, como corantes, chocolate, confeitos, embalagens e tudo mais", diz.

É importante também procurar sempre ter mais de um fornecedor, pois, em casos urgentes, se um não tiver o ingrediente você já saberá aonde ir. Marisa indica a Bondinho Chocolates e a Barra Doce como outras opções. "A internet é um recurso interessante para buscar itens específicos, como formas, cortadores, moldes e outros. Apesar de não ser mais barato, a variedade é maior e pode vir até de fora do país", lembra Gabriela.

Produção caseira

Agora se você não vai investir numa loja e pretende transformar sua casa numa confeitaria, Marisa diz quem se forem pequenas quantidades, é possível trabalhar no forno tradicional e com geladeira caseira. Gabriela completa sugerindo que, se possível, você tenha um espaço só para fazer os doces, pode ser um quarto sem uso que possa ser adaptado com mesas, prateleiras e equipamentos básicos.

[galeria]

"Se o jeito é usar sua própria cozinha, seja 100% organizada, já que a agenda da confeiteira terá que se adaptar ao almoço e o jantar. Tudo tem que estar limpo e é muito importante deixar crianças e pets longe da área de produção para evitar bagunça", orienta a confeiteira da Ville Douce.

Para não se perder na organização, faça um check list para utilizar em todas as encomendas. Coloque na ordem os itens que precisam ser feitos do início ao fim, para ter certeza de que nada será esquecido. "A melhor amiga da confeiteira é uma agenda organizada que inclua as datas das encomendas, dias de compras, e se possível, mesclar com os check lists, anotando as tarefas programadas para aquele dia", diz Gabriela.


E para que tudo saia certinho mesmo, faça aquilo que estiver ao seu alcance. Se você fizer feio, pode ficar mal falada. "Algumas pessoas nos procuram desesperadas perguntando como faz tal coisa ou tal decoração, porque pegaram um pedido imenso e não vão dar conta. Fica chato com o cliente", alerta Marina.

Anotou as dicas? E agora para adoçar seu dia, nossas confeiteiras enviaram uma receita de cake pop e outra de cupcake. Confira:

Páscoa ganhe dinheiro com cupcakes

Foto: Divulgação Ville Douce/Cupcakes das Luana

Cake pop de bolo de baunilha com doce de leite (Ville Douce)Cupcake de baunilha (Cupcakes das Luana)

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente