O que fazer em caso de overbooking e extravio de bagagem?

O que fazer em caso de overbooking e extravio de b

Você está prestes a fazer a viagem dos sonhos. Reserva de hotel e pacote escolhidos, além da passagem na mão, agora só resta curtir as férias. Quem escolheu chegar ao destino pelo ar, deve sempre prestar atenção em algumas regrinhas.

A principal delas é conferir sempre documentos e passagens antes de ir ao aeroporto. Em caso de atraso, quem descumpriu o contrato foi o passageiro, portanto, a opção é tentar remarcar outra data e se informar dos valores da nova passagem. Entretanto, se você chega na hora marcada e não consegue embarcar por causa de filas, sem dúvida isso é responsabilidade da companhia aérea. Nessa hora vale usar tickets de estacionamento e sempre informar aos funcionários da empresa quando você entrar na fila.

Caso você chegue até o balcão e se depare com o overbooking, quando a companhia aérea vende mais passagens do que as vagas disponíveis no avião, saiba que tem direito sim de viajar num vôo no mesmo horário, em outra empresa, e não é obrigado a pagar a diferença caso a passagem seja mais cara.

Quando o tempo de espera for maior do que quatro horas, a empresa deverá fornecer hospedagem e alimentação do passageiro até que ele embarque novamente.

Outra situação que pode estragar a viagem de qualquer um é ter a bagagem extraviada. Se isso acontecer procure imediatamente o balcão da companhia aérea ou as seções de aviação civil dos aeroportos, e em nenhum momento perca o tíquete emitido na hora do check-in.

Faça uma declaração de bens na Polícia Federal e guarde o comprovante, dessa forma você poderá provar os bens que estão dentro das malas. Dinheiro e jóias não contam, pois devem estar sempre na bagagem de mão. Após 30 dias sem a bagagem, ela já é considerada perdida, e você tem direito a receber uma indenização.

É indicado colocar uma etiqueta sua nas malas (fitinhas coloridas ou colantes coloridos). Isso será útil quando você for identificar a mala na esteira do aeroporto. Na bagagem de mão leve uma muda de roupa e não coloque muitos pertences, sempre é bom guardar um espacinho para as compras de última hora.

Veja também:

Pacotes turísticos para os solteiros de plantãoViagem com a família - dicas para os pais

Fonte - Idec

Por Juliana Lopes

Comente