Notebook ou Netbook?

Notebook versus Netbook

Notebook HP. Foto: divulgação.

Todos os dias são travadas lutas tecnológicas, com produtos evoluindo e outros, se tornando obsoletos. Computadores são os que mais participam dessa guerra velada das máquinas contra elas mesmas. Novos processadores, novos programas e variações de todos as formas surgem numa velocidade incrível.

Os chamados computadores pessoais convencionais (PC), que a maioria das pessoas tem em casa - já receberam tantas variações que são incontáveis. Duas delas são os notebooks (laptops convencionais) e os netbooks (aqueles pequenininhos, ultraportáteis), que fazem sucesso especialmente no ambiente corporativo. Desde 1981, os computadores portáteis vêm sendo desenvolvidos e melhorados. Mas qual a real diferença entre esses dois modelos?

Segundo Denise Pereira, gerente de consumo da Intel, as diferenças são grandes, mas se encaixam perfeitamente no perfil de cada comprador. "O notebook é um computador que tem maior desempenho. Se você trabalha com criação de conteúdo - fotos, vídeos, por exemplo - o notebook é uma ótima escolha. Já o netbook não é indicado para criação de conteúdo. Ele não foi desenvolvido para isso. Se você quiser somente falar no Messenger, visitar sites como o Orkut, Facebook, YouTube ou Flickr, o netbook é a escolha certa", observa. O notebook é bem maior e mais pesado do que um netbook, que é "pequeno, perfeito para negócios e lazer - e ainda cabe na bolsa", brinca Denise.

O mais importante a ser levado em consideração na hora da compra é: qual uso vou fazer do meu computador? "Se você precisa de um para diversão, falar com os amigos e familiares em uma viagem ou mesmo levar em reuniões, para fazer uma apresentação, por exemplo, o netbook é perfeito. E o custo dele é muito menor do que o de um notebook. Mas, é importante lembrar que, se você precisa acessar arquivos gravados em CD ou DVD regularmente, saiba que nenhum netbook tem leitor de disco óptico. Para ler e gravar um disco, você vai precisar de um gravador externo. Agora, o notebook serve para caso você precise editar fotos, vídeos, ou algum arquivo mais pesado", diferencia Denise.

Ela deixa claro que o que o notebook leva apenas cinco minutos para desenvolver o mesmo processo que, em um netbook, pode demorar o dobro do tempo. "O netbook foi feito para consumir criações prontas e não fazê-las", explica.

[galeria]


E se você tem aquele velho pensamento de que o computador de casa é o que tem melhor desempenho, então você precisa dar uma atualizada. Denise garante que um notebook pode ser igual ou até melhor do que o PC. Agora é só fazer a opção que cabe no bolso e se adapta a você, e aproveitar. Vale lembrar que o netbook, devido seu tamanho, confere conforto quase espartano para quem precisa digitar. A boa nova é que, na velocidade que as coisas andam, modelos mais atuais de netbooks (quarta geração) já apresentam telas maiores e teclados bem próximos dos convencionais. Oba.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: computador sucesso notebook tecnologia netbook