Mulheres são mais cautelosas com os seus dados, diz pesquisa

Você tem certeza que os dados do computador que você usa estão seguros?
mulheres-dados

Você tem certeza que os dados do computador que você usa estão seguros? Quase a metade dos norte americanos empregados (46%) admite estar propensa a perder o dispositivo eletrônico que usam para o trabalho e todos os arquivos importantes do trabalho salvos nele. 

O número aumenta à medida que a idade diminui – entre jovens empregados de 18 a 34 anos, 60% confessam o risco. Em comparação com americanas empregadas, os números caem para 27% no geral e 30% entre as jovens.

É o que aponta a pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Harris Poll para o airbackup, solução de backup em nuvem da TeamViewer. A pesquisa tinha como objetivo analisar o comportamento dos trabalhadores de escritórios americanos e o efeito de suas atitudes na proteção de dados da empresa. O estudo sugere que há necessidade de sensibilizar sobre a importância da perda de dados em pequenas empresas. Quase metade dos trabalhadores  em empresas de 101-500 funcionários expressa preocupação sobre a perda de dados e 37% deles admitem comportamento que coloca os dados da empresa em risco. 

Já entre aqueles em empresas com 10 a 50 funcionários, 28% preocupam-se com isso e 22% assumem ter comportamento arriscado. Em empresas com menos de 10 pessoas, 33% demonstram preocupação e 25% confessam colocar os dados em risco.

A pesquisa aponta que os comportamentos de risco mais comuns cometidos por trabalhadores são:

  • Deixar de bloquear o computador quando deixam sua mesa (16)
  • Clicar em links de remetentes desconhecidos (10%)
  • Compartilhamento de senhas (10%)
  • Visualização de conteúdo questionável em um computador da empresa (8%)
  • Deixar de armazenar informações no servidor (5%)
  • Para evitar que informações sejam perdidas ou roubadas, o uso de um anti-virus é indispensável. Outra solução recomendada é fazer o back up dos arquivos importantes em ferramentas como a do airbackup da TeamViewer.


    Por VilaMulher

    Comente

    Assuntos relacionados: computador antivírus