Mulheres no Poder

Que o poder seduz, há muito tempo já sabemos. Que as mulheres são mestres na arte da sedução, não há dúvidas. Que as mulheres anseiam cada vez mais o poder, inclusive para aumentar seu próprio poder de sedução, também não há questionamentos. Mas porque certas mulheres ainda não conseguem exercer seu poder e inteligência nas finanças pessoais? Uma das respostas é porque mulheres são seduzidas por promoções, lançamentos, liquidações, “cantadas” de vendedores e outros vilões do orçamento com mais facilidade do que os homens.

A resposta não é simples e especialistas da área de finanças comportamentais tentam desvendar esse mistério, por vezes com teorias capazes de comprovar até o impossível. Mas este artigo não visa explicar esse fenômeno. A idéia é apenas lançar um desafio para o público feminino: o exercício do poder deve começar pelo autocontrole. E por que não na área de finanças, já que esta influencia tantas outras áreas do cotidiano?

Como justificar que uma executiva de uma grande empresa que não domine suas finanças pessoais ou domésticas? Ou como confiar na competência gerencial de alguém que não consiga manter o equilíbrio do próprio orçamento? Como respeitar na plenitude uma profissional que se comporta como adolescente diante de uma vitrine ou promoção? E as mães, que em número cada vez maior, assumem a responsabilidade pela chefia do lar, pela educação dos filhos, o que fazer diante de um descontrole do orçamento doméstico?

A conquista da liberdade e de espaços é gratificante, mas acarreta novas responsabilidades. Não se permita ser dependente ou incompetente na área de finanças pessoais. E não se assuste. O sucesso nessa área depende mais de atitudes do que de conhecimentos. De ações do que de reclamações. De você do que dos outros.

É claro que adquirir conhecimentos ajuda. E muito. Mas comece por tomar uma decisão a seu favor. Escolha o lado que você quer ficar o resto da sua vida: das devedoras, ou das investidoras? Das dependentes ou das independentes? Das tranquilas ou das desesperadas? Busque educação financeira. Você verá que a melhoria da sua situação financeira será apenas um ponto de partida. A sua vida pode melhorar em muitos outros aspectos.

Sucesso e Prosperidade!

Álvaro Modernell é colunista de Finanças Pessoais do Vila Sucesso. Palestrante, consultor, autor de livros e sócio da Mais Ativos Educação Financeira, esse especialista te ajudará na tarefa de lidar com o dinheiro

Comente