Mercado single: consumo consciente para os solteiros

Cada vez mais ganhando espaço na indústria, o mercado single vem para atender uma fatia da população através de produtos com embalagens reduzidas

Mercado single é aposta das indústrias para atender os solteiros e promover um consumo consciente. Foto: iStock/ViktorCap

O Brasil conta com um grande número de pessoas casadas e que desejam constituir família através do matrimônio. No entanto, o número de solteiros no país soma 49,2 % da população, e a quantidade de pessoas que vivem sozinhas em suas residências já chega a 13,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com essa reformulação na família brasileira, é comum que a industria passe a se adaptar com essa nova realidade e demanda de consumo. 


Por isso, é cada vez mais comum ver marcas criando e comercializando produtos direcionados exclusivamente ao consumidor solteiro, visando atender essa fatia do mercado e pensando também no consumo consciente. Chamado de 'mercado single' - jargão adotado pelas redes varejistas - os produtos comercializados vem em pequena quantidade, muitas vezes em porções individuais e que já vem prontos para consumo.

Foto: Reprodução/mundoboaforma

Quem mora sozinho já deve ter notado o esforço de algumas marcas para atender este público que, normalmente, preza pela agilidade, comodidade e praticidade na hora de escolher o que vai para o carrinho de compras. É fato que, muitas vezes, o preço do produto reduzido é maior do que o de tamanho convencional. Mas, ao mesmo tempo, um produto de tamanho menor tem menos chances de passar da validade ou ser deixado de lado.

Custo benefício

Mesmo com a iniciativa de algumas marcas para com o público single, o custo benefício, em termos de preço, ainda não compensa. Alguns produtos voltados para solteiros custam, proporcionalmente, até 20% mais que os da versão normal. Mas se você tem uma vida agitada, que mal para em casa, talvez compense investir nos tamanhos singles para evitar o desperdício de produtos e alimentos, passando a ter um consumo mais consciente.

Frutas e vegetais -  Nas gôndolas refrigeradas de alguns supermercados, é possível encontrar frutas já cortadas em porções individuais ou frutas descascadas para deixar o dia a dia mais prático. Os vegetais e legumes também são comercializados em pequenas porções e já higienizados para consumo imediato. Além disso, é possível encontrar legumes congelados - uma ótima opção para ir utilizando aos poucos e não perder o alimento.

Laticínios -  A indústria dos derivados do leite vem investido recentemente nos produtos lácteos para o mercado single. Já é possível encontrar requeijão 'individual', de 140 gramas, além de queijos processados em tamanhos single e até leite de 500 ml.

Pães e biscoitos -  Algumas marcas de panificadoras também pensaram no mercado single. É possível encontrar embalagens de pão de forma com apenas oito fatias. Os pacotes de biscoitos também já atendem os solteiros em embalagens pequenas e práticas.

Congelados -  Os pratos congelados são a grande estrela no carrinho de compras de um solteiro. Isso porque há refeições completas e balanceadas que são vendidas individualmente. São sopas, pratos principais, massas e até sobremesas.

Por Lívia Duarte

Comente

Assuntos relacionados: Lívia Duarte embalagens solteiras