Mercado de luxo deve crescer este ano

Dior. Tiffany. Marc Jacobs. Louis Vuitton. Cartier. Marcasfamosas no mercado de luxo e que fazem parte do sonho de consumo de muita gente. Este ano promete ser marcado pelo crescimento e fortalecimento do mercado de luxo no Brasil.

Segundo o relatório do Luxury Institute, que tenta mapear o comportamento e experiência de consumo dos consumidores mais ricos, "as marcas precisam trabalhar suas identidades não apenas pelo nome, personalidade e estilo do criador, mas também pelos valores estabelecidos pela companhia".

Já o levantamento da GfK Brasil revelou que a expectativa do setor é de faturar mais de R$ 20 bilhões este ano apenas com os consumidores brasileiros. No ano passado, os gastos superaram a marca de R$ 15 bilhões. Ainda de acordo com a pesquisa, o privilégio é de poucos - sim, apenas 2,5% da população -, porém, 71% dos empresários acreditam na democratização dos produtos de luxo.

Muitos especialistas acreditam que, para tornar as marcas mais acessíveis, uma boa saída é criar marcas mais populares, como a Prada criou a Miu Miu. Além disso, a grande aposta é abusar da tecnologia, com aplicativos para smartphones que permitem um contato com as grandes marcas.

Por Lívany Salles

Comente