Material escolar - dicas simples para economizar

Antes de pesquisar preços, verifique em casa quais materiais podem ser reaproveitados, inclusive dos irmãos
Material escolar  dicas para economizar

Se não bastassem as contas típicas do início do ano, quem tem filhos sempre também reserva uma quantia do orçamento para a compra dos uniformes e do material escolar.

De acordo com a consultora financeira e diretora do site Dinheiro Inteligente, Evanilda Rocha, a regra básica para evitar problemas no orçamento é pesquisar antes de sair comprando. "A ordem é lista na mão e disponibilidade de tempo e energia para fazer uma boa pesquisa em pelo menos em três papelarias antes de decidir como vai comprar. As mães podem comprar em papelarias diferentes observando o melhor preço, pedir um desconto para pagamento à vista ou ainda conversar com outras mães para ver a possibilidade de comprar em grande quantidade".

Antes da pesquisa, verifique em casa quais materiais podem ser reaproveitados, inclusive dos irmãos. Veja os livros didáticos dos anos anteriores na própria escola ou, ainda, converse com os pais para uma possível troca.


Em relação aos uniformes escolares, lembrando que, segundo a Fundação Procon, a escolha não pode exigir marcas para os itens da listagem ou mesmo produtos de higiene e limpeza de uso coletivo. Em relação ao uniforme escolar, o órgão ressalta que o traje somente pode ser comprado na instituição ou mesmo em lojas conveniadas caso a marca da escola estiver registrada.

Comente