Mais de 40% das famílias têm dívidas

Mais de 40% das famílias brasileiras afirmaram quem não têm condições de pagar as dívidas, segundo pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O dado representa um aumento em relação ao mês de fevereiro, quando o número registrado foi de 37,3%.

Ainda de acordo com o estudo, no mês de março, 43,25% dos brasileiros disseram que uma parte da dívida deverá ser quitada. Apenas 14,96% afirmaram que irão pagá-las totalmente. Contudo, o Índice de Expectativas das Famílias (IEF), levantado pelo Ipea, revela que o otimismo em relação à situação socioeconômica do País permanece.

O maior número de famílias que não poderá arcar com as dívidas está concentrado na região Norte do País, com 56,82%. No Nordeste, 41,22% disseram que não têm condições de pagar as dívidas. A região Sudeste representa 39,11%. As regiões que apresentaram os menores percentuais de famílias que relataram não ter condições de quitar os débitos foram o Sul e o Centro-Oeste, com 28,77% e 23,33% respectivamente.

A pesquisa foi realizada em 3.810 domicílios, em 214 municípios. Os itens que são levados em conta são: expectativas das famílias sobre a situação econômica, condição financeira atual e futura, endividamento e perspectiva de quitação das dívidas, poder de consumo, além do mercado de trabalho.

Por Lívany Salles

Comente