Luxo é acessível com planejamento

Atire a primeira pedra a mulher que nunca teve um desejo de consumo; pode ser desde a bolsa da moda até a coleção completa da literatura em capa dura e com todo o glamour que se tem direito. Desde a maquiagem com pó de ouro até o curso da Sorbonne mais concorrido (e caro!). Sempre há um luxo escondido no íntimo de todas nós.

E o luxo está longe de ser um mal, malefício ou o que quer que seja. A história mundial, e a própria economia sabem da importância do mercado do luxo, pois é dele que partem as maiores inovações em todas as áreas de negócio. Lembra quando os celulares eram grandes e depois ficaram luxuosamente pequenos, a preços inimagináveis hoje? Pois foi o celular miniaturizado, que no início custava caríssimo que deu origem a popularização do aparelho como temos atualmente. E os automóveis? Até pouco tempo atrás ter acionamento elétrico de portas e janelas era coisa de veículos mais caros; hoje tornou-se acessível a muitos. Deixou de ser luxo e tornou-se item de série.

A cada momento temos mais luxos, e o outro aspecto importante é que servem como bons motivadores para nosso progresso. Mas se você pensa que “luxo é para poucos”, ou pior, “luxo não cabe no bolso”, faça diferente. Porque todo luxo tem consumidores, saiba disso. Se você quiser adquirir um luxo, não se sinta culpada, pois não é pecado, mas é preciso estar atenta para a forma de ter acesso a luxo, qualquer que seja. Eis algumas dicas:

- lembre-se que para comprar luxo primeiro você pagou tudo o que estava atrasado ou enrolado. Não foi o dinheiro das parcelas atrasadas que financiou seu momento feliz.

- quando se trata de luxo, defina bem o que você quer e se atenha a isso. Não queira ‘baratear” o luxo trocando por algo similar. Digamos que um Dior é Dior e não pode ser trocado por outra coisa, pois você vai se sentir insatisfeita, por melhor que seja o desejado luxo.

- luxo deve ser comprado à vista para não gerar remorso ou vontade de cancelar a compra. Pense que a peça desejada deve trazer somente satisfação e não medo ou insegurança de “como pagar as parcelas”...

- compre luxo com toda a pompa e circunstância: nada de fazer a compra correndo, afinal é seu sonho se tornando real. Vá com calma, escolha bem e tenha todo o glamour que o momento pede, sendo gentil com todos e agradável. Vai que, com o tempo, você se tornará uma cliente vip.


- por último, pode ser que hoje, agosto de 2009, você tenha dívidas e ao mesmo tempo lindos sonhos de luxo. Não se sinta mal, mas comece agora a planejar como poupar para pagar o que deve e guardar um extra para se premiar por ser disciplinada. Quando este extra puder bancar seu luxo, vá com vontade e alegria premiar a si mesma pelos progressos que sua vida financeira podem te proporcionar. Faça dinheiro com criatividade, lembre que ninguém é culpado por insucessos, mas todos somos responsáveis por nosso consumo e crescimento financeiro. Lembre disso com carinho e sonhe alto, para que um dia isso seja um luxo alcançado e totalmente seu!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

Comente