Livros de educação financeira para estudantes

Livros de educação financeira para estudantes

Foto: Divulgação

Não resta dúvida de que o assunto educação financeira deve fazer parte da vida de uma criança. Desde cedo, questões como economia e bom uso do dinheiro devem ser ensinadas. Pais e educadores podem transmitir esses conhecimentos. Para auxiliar, o Instituro DSOP lançou a primeira série de livros didáticos sobre o assunto do País.

São 15 obras, que envolvem ensinamentos voltados para todos os anos dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, escritas para serem utilizadas em escolas públicas e particulares. Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, atualmente as dívidas e as dificuldades financeiras impedem muitas pessoas de realizarem os seus sonhos.

Se há uma maneira de modificar esse situação, Reinaldo explica que é por meio de um embasamento teórico e prático sobre finanças. "Para mudar essa realidade, é necessário ajudar crianças e adultos a ampliarem seu repertório, de forma consistente e carregada de sentido prático, para que assimilem, o mais cedo possível, a importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social".


O Instituto DSOP tem uma metodologia baseada em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. O conteúdo da série trabalha, portanto, não apenas a questão matemática, mas a ligação do tema com a família, o empreendedorismo, a sustentabilidade, a cidadania, a diversidade e a autonomia. De forma ampla e adequada para cada faixa etária, permite que o aluno crie mais segurança para lidar com o dinheiro.

Por Lívany Salles

Comente