Linda sem gastar muito

Linda sem gastar muito

Para quem quer usar produtos mais econômicos, a dica é procurar uma boa relação custo-benefício e lembrar que é preciso disciplinar o uso: comece limpando a pele e hidratando ao menos duas vezes ao dia, como explica a dermatologista.

Não importa se é homem ou mulher, todos queremos ficar sempre melhores, mais bonitos e com mais vitalidade. Tanto é verdade que as empresas do segmento de higiene e beleza divulgam pesquisas mostrando que estamos cada vez mais vaidosos e gastamos mais com produtos de beleza - sinal de uma autoestima bem melhorada não é? Mas como é que conseguimos aliar beleza e saúde com economia?

Uma coisa importante é definir no seu orçamento uma verba para seus cuidados pessoais. Custos com cabeleireiro, produtos de beleza, ginástica, estética devem fazer parte do orçamento e serem balanceados. Quer fazer uma plástica? Vá poupando gradualmente, reservando um pouco todos os meses para realizar seu sonho sem preocupações, podendo escolher o médico da sua preferência e toda a infraestrutura necessária. Isso vale para todos os procedimentos de maior valor: poupe para realizar seu sonho.

Entretanto, pode ser que, no momento, as finanças estejam apertadas e você não possa poupar ou separar um valor para sua beleza. Sem problemas: somente pelo fato de você cuidar bem da saúde com os passos básicos do bem viver, que são uma alimentação em quantidade suficiente e com qualidade, boas noites de sono e boa ingestão de água já ajudam muito a trazer vitalidade de dentro para fora. Isso vale para todos, tendo ou não recursos financeiros.

Mas para cuidar da beleza é preciso investir muito? Consultei a dermatologista Sandra Soler de Mello que explicou a relação do valor de alguns produtos e sua eficácia: realmente, produtos com ativos capazes de grandes alterações tem um custo maior por conta das pesquisas envolvidas, elaboração da fórmula e ingredientes especiais. No entanto, nada adianta gastar os tubos com o que há de mais moderno se não houver a disciplina de usá-los corretamente e diariamente... afinal, não é a gaveta ou armário que devem ficar mais bonitos, certo?

Para quem quer usar produtos mais econômicos, a dica é procurar uma boa relação custo-benefício e lembrar que é preciso disciplinar o uso: comece limpando a pele e hidratando ao menos duas vezes ao dia, como explica a dermatologista. Evite ao máximo dormir com maquiagem, pois durante o sono a pele limpa consegue revitalizar, descansar e renovar.

Sandra lembra também que usar filtro solar não é um luxo, mas sim uma necessidade em tempos de radiação ultravioleta alta, seja ao ar livre ou no ambiente do escritório - sim, a luz artificial também afeta a pele, causando envelhecimento. Neste quesito, não vale economizar demais esticando o filtro solar para "render", porque a quantidade mínima, segundo a dermatologista, é de uma colher de chá espalhada no rosto. Filtro solar, para funcionar adequadamente, tem que ser ao menos fator 30, e a exposição solar feita com moderação para evitar o temido câncer de pele - cuja incidência tem aumentado mundialmente.

Uma alimentação saudável e muita água - da potável, limpa e sem adição de sabor - fazem milagres para um corpo com vitalidade. Costumo notar que a sensação de fome e de sede são muito parecidas, daí fica a dica: se sentir fome, experimente antes tomar um copo de água. Se a sensação passar era sede disfarçada. Se for fome, irá continuar, e daí vale um lanche leve, com sabor e poucas calorias. Experimente levar uma barra de cereal ou um queijinho fundido para se alimentar com baixo custo e qualidade, sem cair na tentação dos salgadinhos.

Exercícios físicos também podem ser feitos de graça, ou quase. Caminhar é algo recomendado por todos os profissionais da saúde. Na dúvida se uma atividade física pode fazer parte do dia a dia, consulte um médico, que poderá indicar quanto caminhar diariamente para queimar calorias, estimular a circulação e mesmo fortalecer a musculatura. Lembro que um corpo sem atividade é como uma máquina sem uso: acaba enferrujando!

Se a caminhada for pouco exercício no seu caso, na grande maioria dos municípios brasileiros há programas de ginástica, artes marciais e atividades de lazer gratuitas que irão não só trazer resultados para sua saúde e beleza como também integrar você com outras pessoas interessadas em viver bem - e assim surgem novas amizades, relacionamentos e oportunidades!

Outra dica importante é cuidar do espírito, da mente e das emoções. Um rosto lindo perde muito do seu encanto quando está tensionado por frustrações e raiva do mundo - algo que precisa ser mudado não só para seu bem estar como para todos ao seu redor, concorda? Dificuldades existem, mas precisamos ver além delas e trazer este sentimento para nosso espírito controlando emoções danosas e permitindo à mente ser mais positiva e menos crítica. Isso é algo que dá mais resultado que muita plástica - sem falar que não bastam plásticas em expressões tristes...


Sandra Soler enfatiza que todo cuidado preventivo acaba sendo mais econômico e inteligente do que reparar o dano já feito. Portanto, mãos à obra: disciplina para comer melhor, dormir melhor, beber muita água, usar os cremes com regularidade, sempre com filtro solar, exercitar o corpo para oxigenar as ideias e a mente para renovar um espírito fazem maravilhas e deixam a beleza ao alcance de todos. Depois, é só colher os elogios!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

Comente