Juros mais baixos incentivam compras financiadas

Juros mais baixo incentiva compra financiada

Foto: Dreamstime

Os juros para compra financiada tiveram uma queda considerável nos últimos dois meses. Mas não é por isso que a compra parcelada passou a ser a melhor opção. Adquirir um carro 0 km com este tipo de crédito pode, ainda, custar o dobro do que seria pago de uma única vez.

Miguel José Ribeiro Oliveira, presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), afirma: "A taxa de juros esta melhorando, entretanto tende a baixar ainda mais". Oliveira ressalta que a compra à vista é sempre a melhor opção: "Dessa forma você pagará o valor real do bem."

"Quando você fecha o contrato com uma financiadora os juros cobrados serão o estabelecido para aquela data, mesmo que no dia seguinte haja uma queda você não será mais beneficiado", explica o presidente.

A compra de um carro financiado gera uma dívida muito longa, pode chegar a 36 meses. Por isso, alguns cuidados são importantes. "Antes de assumir uma dívida desse porte é importante que você avalie se realmente necessita deste bem. Depois procure ter certeza de que estará empregado durante o período do pagamento das parcelas", recomenda Oliveira.


Cuidado, o atraso nas parcelas pode implicar na busca e apreensão do veículo. "A falta de pagamento de três parcelas já é o suficiente para a financiadora entrar com uma ação. Além de perder o dinheiro já pago o cidadão ficará sem o automóvel e poderá ter seu nome na lista do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa", alerta o presidente.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente