Juros bancários sobem - hora de economizar

Juros bancários sobem hora de economizar

Hora de apertar o cinto? Parece que para os especialistas, sim. A taxa de juros no crédito livre cresceu 0,9% e chegou a 39% ao ano, de acordo com os dados divulgados pelo Banco Central (BC). "Com esse aperto no crédito, é hora do consumidor economizar e evitar dívidas", aconselha o diretor do Easynvest, Amerson Magalhães.

O relatório mensal de Operações de Crédito e Juros do Sistema Financeiro apontou a alta expressiva dos juros às famílias, e em menor grau para empresas. A elevação é 4 pontos percentuais no trimestre e de 4,8 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, o juro médio para o consumidor chegou a 45% ao ano. O diretor comenta que a alta pode levar ao não cumprimento das prestações. "É um custo muito elevado que afeta o orçamento familiar", avalia. De fato, o relatório aponta um crescimento de 0,6% no percentual de atrasos de 15 a 90 dias no que diz respeito aos créditos às famílias. Já de acordo com o IBGE, o gasto de 68% das famílias brasileiras ultrapassam o salário mensal.


"O consumidor deve refletir sobre sua real capacidade de pagamento, controlar os gastos, poupar dinheiro, e sempre que possível, investir para garantir um futuro mais tranquilo", finaliza o diretor do Easynvest.

Por Lívany Salles

Comente