Imposto de Renda - como já saber se está na malha fina

IR como saber se está na malha fina

Mais da metade dos contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda. Segundo dados da Receita Federal, foram contabilizados 10,887 milhões de declarações até terça (19). O número representa 45,36% das 24 milhões de declarações esperadas para este ano.

Mas o contribuinte que já enviou os dados pode consultar se está ou não nas garras do Leão. A previsão da Receita é de que no máximo em dois ou três dias depois da entrega o contribuinte já possa saber se há alguma pendência na declaração, permitindo-o resolver o quanto antes.

Basta que ele acesse o e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no próprio site da Receita. O serviço permite que o usuário veja a irregularidade e corrija por meio de uma declaração retificadora. Em 2010, dos cerca de 700 mil contribuintes na malha fina, 40% fizeram a autorregularização antes de serem notificados pela Receita.

Caso o imposto declarado pelo contribuinte não estiver de acordo, ele terá de pagar o valor da diferença corrigido após esta data. Ainda de acordo com a Receita, entre os principais erros cometidos estão: omissão de rendimento, omissão de rendimento de dependentes e deduções de gastos não permitidos.


A facilidade do acesso pela Internet ajuda a liberar mais cedo a restituição do Imposto de Renda, quando for o caso, ou evitar que o contribuinte pague juros no caso de cair na malha. Lembrando que o último dia para a entrega do IR 2011 (ano-base 2010) é 29 de abril.

Por Lívany Salles

Comente