Imóvel ainda é um bom investimento?

Imóvel ainda é um bom investimento

Foto: Klaus Tiedge/Corbis

Sim, investir em imóveis é e será a tendência de permanecer como boa alternativa para aumentar o capital desde que certos cuidados sejam observados. Muita gente pergunta isso porque por tempos a alta nos imóveis mostra retorno bem acima da média dos investimentos no geral, e esta tendência teve retração neste primeiro semestre de 2012.

Outro motivo para a pergunta é a crise em muitas incorporadoras e construtoras, que tomou páginas da imprensa e tirou o sono de muita gente que comprou imóveis na planta. Neste sentido é que recomendo cuidados principalmente ao comprar imóveis em construção ou ainda em pré-lançamento - para que o investimento não se transforme em dor de cabeça.

O primeiro ponto a pensar em investir em imóveis é lembrar que se trata de algo com liquidez baixa, ou seja, não é simples transformar rapidamente em dinheiro. É preciso negociar, receber e este processo pode levar tempo. Assim, antes de investir em imóveis sugiro investimentos que formem um colchão de segurança para ter liquidez imediata, como a poupança ou outras formas de investimento bancário. O imóvel deve entrar depois, como algo que irá certamente trazer resultados, mas com baixa agilidade.

Outra coisa importante é pensar no imóvel como investimento mesmo, não somente como moradia, porque uma opção interessante é o investimento nos imóveis comerciais principalmente em cidades que apresentam carência de espaços empresariais. As vantagens em investir em salas comerciais, armazéns e outros tipos de imóveis para finalidades não residenciais são a valorização crescente destes espaços e a legislação de locação dos mesmos, que é bem diferente do aluguel residencial.

Mas se você pensa em ter imóveis residenciais para aluguéis pode fazer bons negócios considerando que imóveis de alto valor tem giro menor do que os mais populares, alvos de grande procura. Há quem também pense em comprar terrenos e construir ou ainda comprar imóveis que precisem de reformas - duas coisas bacanas, do meu ponto de vista, mas que podem ser um inferno para quem não curte uma construção civil básica - e o retorno é muito bom principalmente se forem feitas dentro de padrões profissionais, com todo o acompanhamento de engenheiros e arquitetos que garantam segurança e conforto para viver bem.

Imóveis na planta

E quanto a comprar imóveis na planta para posteriormente vender com uma boa diferença positiva no valor? Isso eu recomendo para quem está disposto a acompanhar bem de perto todas as etapas da construção e com orientação de bons advogados quanto a cláusulas envolvendo prazos e valores na obra. Muita gente fez destes investimentos uma boa alavancagem de seu patrimônio por terem feito a receita à risca: acompanharam todas as etapas, leram contratos diversas vezes e discutiram pontos com a construtora e incorporadora, verificaram a idoneidade das empresas e seus históricos nos últimos anos, bem como o recolhimento de tributos, certidões e alvarás que garantiram a segurança da obra, impacto ambiental (que em São Paulo, capital, tem parado muita obra sobretudo em edifícios que usam terrenos com proteção ambiental como área de lazer) entre outros aspectos. Ou seja, é algo para quem faz desta modalidade uma profissão.

Para começar dou uma dica: observe o mercado dos imóveis de sua cidade, reforce sua poupança ou seus investimentos em papéis buscando diversificação com segurança e aos poucos vá dando os primeiros passos. Decida se prefere comprar e reformar, ou construir, ou ainda investir no que será um imóvel no futuro com muita, muita calma, lendo todos os contratos e documentos e, na dúvida, com a orientação preciosa de advogados, que serão não uma despesa, mas a sua garantia de investimento de sucesso!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

Comente