Corte gastos de sua empresa e prospere com os negócios!

Corte gastos de sua empresa e prospere com os negó

Não é apenas em casa que a organização do orçamento melhora a vida financeira de toda a família. Cortar gastos na empresa também é necessário como meio de incrementar os resultados financeiros e fazer o negócio prosperar. E não pense você que, quando se fala em reduzir despesas, as estratégias entre o lar e o escritório são muito distintas. É preciso, sim, atenção, conhecimento e controle em todas as áreas!

"Reduzir gastos é fazer mais e melhor com menos sacrifício e esforço", diz Reinaldo Miguel Messias, consultor do Sebrae-SP. Ele ressalta que isso não significa nem de longe reduzir a qualidade. "A redução de gastos pode mesmo favorecer estratégias de preço que melhorem condições de comercialização, como atendimento em domicílio ou descontos atrativos".

Mas, o que fazer para rapidamente mudar a maneira de enxergar os excessos e desperdícios dentro de uma pequena empresa? Se você já montou o seu negócio ou está a fim de começar, confira as orientações do consultor. "Cada empresa é única, mesmo assim, arrisco algumas dicas".

Recursos Humanos

- Oriente seus colaboradores quanto aos objetivos perseguidos pela empresa e o que se espera da responsabilidade deles.

- Proporcione capacitação técnica a seus colaboradores e monitore continuamente o desempenho e os resultados.

- Estabeleça um programa de sugestões para melhorias e valorize a participação de todos.

- Ambiente colaborativo proporciona oportunidades para criatividade e melhorias.

Tecnologia

- O ambiente de negócio hoje é veloz e a informatização auxilia muito na gestão. Formalize seus processos.

- Cliente hoje é muito melhor informado; esteja receptivo e promova sua empresa através de redes sociais. Reconhecer seus clientes nelas pode ser uma interessante forma de marketing.

- Equipamentos e soluções de produção apresentam sempre mais inovações tecnológicas. Avalie o momento e possibilidade para investir nelas e no consequente aumento de produtividade.

- Sua frota de veículos também deve ser avaliada. Compare os gastos e analise oportunidades para terceirização dos serviços de coleta e entrega.

Marketing

- Seu cliente está na Internet, e a sua empresa? Crie canais de comunicação que possibilite desenvolver relacionamentos "on-line" com ele.

- O ciclo de vida dos produtos foi drasticamente reduzido nos últimos tempos. Ocorreu por mudanças de tecnologias, hábitos e cenário econômico. Avalie sua política de divulgação e lançamentos junto aos clientes.Troque quantidade de gastos por qualidade de custos!

- Estabeleça um plano de marketing e mensure o retorno das vendas gerado por cada canal. Reforçar marketing é estimular vendas e buscar lucro.

- O mundo vive tempos de sustentabilidade e responsabilidade social. Embalagens de produtos podem ter um impacto muito forte nessas questões, além de ser possível gerarem reduções de gastos.

Material de Escritório

- O vilão do excesso aparece em fotocópias desnecessárias, impressões coloridas, uso de apenas um dos lados do papel, cartuchos de impressão, etc. Se estes gastos forem relevantes, isto é, representarem mais que 1% das receitas, avalie planos de redução de gastos.

Outros insumos


- Sempre que possível utilize iluminação e ventilação natural.

- Substitua as lâmpadas incandescentes do ambiente e da vitrine.

- Peça ajuda a um profissional eletricista para verificar como está o estado de suas instalações elétricas. Ele pode avaliar e sugerir mudanças e melhorias.

- Controle os gastos com comunicação telefônica. Informe-se sobre planos mais adequados a sua necessidade junto a sua operadora de serviços.

Por Adriana Cocco

Comente