Ganhe milhas nas compras com cartão de crédito

Ganhe milhas nas compras com cartão de crédito

Quem gosta de viajar certamente conhece os programas de milhagens oferecidos por grande parte das companhias aéreas. Por meio deles, o passageiro acumula milhas de acordo com a distância percorrida, o que pode garantir vantagens em futuras viagens, como a troca por passagens. Na falta de tempo (e dinheiro, claro!) disponível para acumular pontos a cada vôo, também é possível ganhar milhas por meio de compras com cartões de crédito associados às empresas aéreas. Assim, se você e sua família costumam sempre utilizar cartões de crédito e não recebem nada em troca, aderir a um desses programas pode ser um bom negócio!

A melhor forma de saber como transformar os gastos em milhas é buscar informações detalhadas sobre os parceiros que promovem os programas de milhagem. Vale lembrar que os pontos acumulados dão direito a diversos tipos de recompensas, como o up grade de classe de serviço no avião (de econômica para executiva, por exemplo), o pagamento da conta do hotel ou o aluguel de um carro.

No Brasil, alguns dos programas de milhagens mais conhecidos são o TAM Fidelidade e o Smiles (da Gol), ambos associados a cartões de bancos como Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander, entre outros. Funcionam de forma semelhante, com algumas particularidades. Via de regra, cada dólar gasto no cartão equivale a 1 ponto. Esse valor pode variar para mais ou menos dependendo da categoria do cartão e a companhia aérea na qual as milhas serão trocadas.

No Santander, que mantém parceria com seis companhias (TAM, Gol, LAN, TAP, Delta e Aeroméxico), o cartão Platinum oferece 1,5 bônus a cada dólar pago e o cartão Gold, 1 bônus a cada dólar gasto. A validade dos bônus varia de cartão para cartão. Exemplo: cartões Gold possuem validade de 36 meses.

No Banco do Brasil, o cliente ganha milhas no ato da contratação do cartão Smiles. A versão Platinum oferece, logo de cara, 10 mil milhas. E, dentre os benefícios, acesso às salas vip dos aeroportos, atendimento diferenciado no check in e prioridade no embarque.

Associado à American Airlines, o Credicard/Citi chega a oferecer 1,5 milhas para cada dólar gasto com o cartão Black, por exemplo. Não há prazo de validade para transformar os pontos em milhas e, em geral, com 20 mil pontos é possível conseguir uma passagem aérea por trecho internacional.

Traduzindo: todo mês seu gasto no cartão é convertido para um valor em dólar e para cada dólar você ganha determinado número de pontos/milhas, dependendo do banco/operadora. Assim, vale a dica: concentre o pagamento de suas contas sempre no mesmo cartão de crédito associado a programas de milhagem, potencializando o acúmulo de pontos.


Normalmente, para usufruir dos benefícios, basta o cliente entrar em contato com a central de atendimento do cartão e solicitar o resgate de pontos diretamente através do programa. Depois, é arrumar as malas... e boa viagem!

Por Adriana Cocco

Comente