Ganhe dinheiro como blogueira!

Profissão Blogueira

Blogosfera, um universo que a comunidade Vila Mulher conhece bem. Além de servir como um diário virtual, com relatos dos mais variados assuntos, ela também funciona como uma vitrine virtual para várias artesãs.

Tem gente que ganha dinheiro apenas escrevendo e atualizando o seu próprio blog. Caso o seu blog tenha um bom número de visitantes, você pode ser um problogger e ganhar o seu salário por meio da publicidade, essa feita de várias formas.

Uma delas é o programa de afiliados. Você reserva uma área do seu site para venda de produtos, geralmente de grandes lojas virtuais, como Americanas, Submarino ou Dell. E ganha um porcentagem caso o usuário acesse esses grandes portais através blog e compre um produto. Para se ter uma idéia, a Dell chega a pagar quase 10% por venda. São cerca de 200 reais ou mais por notebook vendido.

Outra forma bastante conhecida é a publicidade contextual (HOTWords), aquelas palavrinhas que contém duplo sublinhado nos textos, com links de patrocinadores. A renda vem por um clique único no anúncio, R$ 0,08 por cada clique, ou somente por visualização, um mínimo de R$ 12,00 por cada 1000 visualizações.

Já Google Adsense funciona diferente. O blogueiro exibe anúncios relacionados ao conteúdo e ganha por cliques. Há também os anúncios direitos. Os blogs que tenham vários tipos de conteúdos investem nos posts publieditoriais. É quando você insere nomes de marcas e empresas no contexto dos posts.

Para a cineasta e escritora Veridiana Serpa, o tipo de publicidade mais vantajoso é vender espaço publicitário diretamente para agências.

Editora de seis blogs, sendo três atualizados constantemente; Geek Chic, com dicas de produtos de tecnologia, Firma Produções, sobre música, e 30&Alguns, blog de notícias, Veridiana trabalha sozinha no computador de casa e afirma que a renda com a publicidade varia muito. “Muita gente consegue até mil reais ou até mais”.

Conforme a editora, os blogs também são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. “Eles proporcionaram e proporcionam a oportunidade de trabalhar em agências de publicidade. Pólvora, Riot, SINC, entre outras contrataram blogueiros para o quadro de funcionários”, diz.

As amigas Cristina Zanetti Gabrielli e Fernanda Resende têm uma boa história para contar. Elas se conheceram no curso de Consultoria de Imagem do Senac e criaram o blog Oficina de Estilo, por sinal muito conhecido no universo dos fashionistas.

Profissão Blogueira

Através do blog, as consultoras começaram a desenvolver o que chamam de gerenciamento e desenvolvimento de conteúdo. Hoje elas já escrevem para projetos das marcas Besni e Triton. Além disso também vendem o serviço de consultoria de imagem, que custa em média cerca de quatro mil reais, conforme Cristina.

O trabalho é completo, tipo “Esquadrão da Moda”. Primeiro, a cliente responde um questionário sobre sua aparência e estilo de vida, depois disso, elas observam todas as peças do guarda-roupa e analisam o que está faltando e o que pode ser descartado, além de fazer um estudo para adequar tipo físico e estilo.

Vão às compras com a pessoa e elaboram looks que mais combinam com o visual dela. E tem mais: ainda organizam a mala, ajudam em eventos especiais e ainda ensinam como lavar, passar e organizar as peças. A maioria das clientes não vem apenas por meio do blog, mas sem dúvida ele é uma vitrine constante para as consultoras.

Já deu para perceber que a blogosfera é uma oportunidade e tanto, não é mesmo? No meio da crise financeira pode ser uma ótima alternativa. Basta criatividade, um computador e uma dose de empreendedorismo. Boa sorte!

Por Juliana Lopes

Comente