Ganhe dinheiro com cupcakes

Ganhe dinheiro com cupcakes

Cupcake de Reis, coberto com doce de leite e decorado com damasco, frutas cristalizadas e physalis.Foto: Divulgação

O bolinho individual e decorado de maneira fofa e bem criativa tem conquistado cada vez mais espaço em festas dos mais diferentes segmentos. O cupcake vem enchendo os olhos dos amantes de boas guloseimas e roubando o lugar dos docinhos em festas infantis e de casamento. Às vezes até mesmo o bolo é trocado por essas pequenas delícias.

Por ter coberturas das mais variadas cores, texturas e sabores, é certo que o lugar desses bolinhos nas duas últimas comemorações do ano está garantido. Para saber como anda a demanda de cupcakes para as festas de Natal e Ano Novo, o Vila Mulher conversou com duas empresas do ramo: Maria Cupcake e Wonder Cake.

Na Maria Cupcake, já foram criados sabores especiais para atender às necessidades do cliente. "Para o Natal temos o cupcake de Panetone, com frutas cristalizadas e decoração temática. E para o Ano Novo disponibilizaremos os cupcakes de ‘Rosas e Champanhe’ e o de amêndoas, para trazer sorte!", conta Ana Lage, proprietária da empresa, localizada em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro.

Ana lembra que no ano passado, para dar conta das encomendas, ela e o sócio contrataram um ajudante. E este ano, como a tendência é triplicar os pedidos, ela tem expectativa de contar com mais cinco pessoas. "Hoje trabalhamos com encomendas, principalmente para eventos corporativos e festas. Posso dizer que vendemos cerca de 300 cupcakes por semana. Ainda é pouco, porque estamos localizados no interior do estado, onde os cupcakes não são tão populares quanto na capital, mas já somos referência na cidade", comemora.

A Wonder Cake, empresa da paulistana Paula Kenan e da carioca Marcella Lage, possui quatro unidades espalhadas por São Paulo (Rua Augusta e quiosques nos Shoppings Market Place, Nações Unidas e no Higienópolis. Para o fim do ano, não devem ser contratados reforços. "Os funcionários se preparam para fazer muitas horas extras e o estoque de chocolate já foi importado em quantidades altíssimas", garante Paula. As sócias prometem várias opções para as comemorações de Natal e Ano Novo, mas o cardápio ainda não foi definido.

Fora das festas temáticas, alguns sabores de cupcakes na Maria Cupcake são muito cobiçados. Um deles é o de Nutella (massa de baunilha com recheio de Nutella e cobertura de Buttercream de Nutella). "Os azedinhos também saem bastante, como o Mousse de Limão com Merengue e o Mousse de Maracujá com Ganache de chocolate branco", afirma Ana. No atacado a unidade do cupcake sai a R$ 5,00.

Paula Kenan conta que nas unidades da Wonder Cake todas as massas são igualmente famosas, mas as preferidas são de cenoura com especiarias e banana com nozes pecan. Os recheios e coberturas são os à base de chocolate. "Em nossos testes, percebemos que o brasileiro sente falta de recheio em bolo. Por isso, acrescentamos ao bolinho sabores como ganache de chocolate, brigadeiro, bicho de pé, entre outros", conta. A marca vende normalmente até 40.000 cupcakes por mês e cada um custa R$ 6.50.

As receitas dos bolinhos da WonderCake trazem ingredientes selecionados, como chocolate belga Callebaut (70% cacau), extrato de baunilha (feito a partir da fava) e açúcar mascavo no lugar do refinado sempre que possível. Como os cupcakes contam com frutas frescas e da época, o menu da loja muda todos os meses e garante dois sabores novos regularmente.

Ana e o sócio acabaram de voltar de Nova York, onde fizeram dois cursos e comeram muitos cupcakes. Para se atualizar, a dupla aposta também em livros e na internet. "A Maria Cupcake nasceu despretenciosa. Sou ilustradora e sempre desenhava docinhos, até que tive vontade de aprender a fazer também! Eu levava amostras para os amigos, que sugeriram que eu começasse a vendê-los, já que aqui em Campos eles praticamente não existiam. As encomendas começaram a surgir e, como precisava de um reforço no orçamento, decidi entrar de cabeça na fabricação dessas gracinhas!", explica.


Já a inspiração para as massas dos cupcakes feitos por Paula e Marcella veio da nova-iorquina Magnolia, onde Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker em "Sex and the City", comprava seus cupcakes. Marcella usa os ingredientes equivalentes para obter a mesma textura leve da massa. Na fábrica da Wonder, localizada no Brooklin, também é possível saborear os cupcakes, acompanhados de bebidas à base de café da marca Orfeu, criadas pela especialista Concetta Marcelina, professora do Senac.

Por Juliana Falcão (MBPress)

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