Frutas e hortaliças são mais consumidas entre classe média

Frutas e hortaliças são mais consumidas entre clas

De acordo com dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é na classe média que se encontra a maioria dos brasileiros. Em constante expansão, é possível que a classe média se torne, ainda esse ano, responsável por mais da metade do consumo de frutas e hortaliças no Brasil.

A microempresária, Rosangela Aparecida Ferreira, passou a consumir mais hortaliças depois que seu marido sofreu com problemas de colesterol e teve que reeducar a alimentação. "Há males que vem para o bem. Hoje em dia lá em casa, por causa do meu marido, todo mundo tem uma alimentação mais saudável", conta Rosangela, que também faz caminhada para manter a forma.

Entre os produtos que ganharam e perderam espaço nos lares brasileiros, estão a batata inglesa, que perdeu muito da sua participação no Sul e Sudeste, e a banana e o mamão, que ganharam mais espaço nas geladeiras das famílias do Sul.


Estatística por renda

A classe média está em primeiro lugar no consumo de frutas com 44% do total, enquanto as classes A e B, juntas, consomem 37% dos produtos. Já as classes mais baixas (D e E) ficam com os outros 20%. Segundo o IBGE, a classe média consumiu 32 quilos de frutas por habitante ao longo de 2008.

Por Livany Salles

Comente