Finanças pessoais - prosperar para ser feliz!

Ao receber o convite para assumir a coluna de finanças pessoais no VilaMulher confesso que fiquei com um misto de emoções: dúvida, espanto, medo, motivação, reconhecimento, orgulho, desafio. Passou muita coisa pela minha cabeça. O que me atraiu e levou-me a aceitar o desafio foi poder enfrentar dois mitos ao mesmo tempo: "homens não entendem de mulheres" e "mulheres não entendem de finanças".

Resolvi correr o risco de tentar desmistificar os dois ao mesmo tempo. Sinceramente sinto-me mais confiante em conseguir ajudar mulheres a entender de finanças do que conseguir entendê-las. Coisas de homem! Obviamente muitos homens têm dificuldades nessa área. Para dizer a verdade, nas duas. As dificuldades nessa relação com o dinheiro não têm a ver com o sexo, nem mesmo com a classe social ou idade, mas com as oportunidades de educação financeira que cada um teve ou deixou de ter. E isso pode ser mudado. Sou um dos que trabalha com paixão para isso.

Como minha coluna será sobre finanças pessoais - mais especificamente educação financeira, o mais importante nesse trabalho será conseguir entender as dúvidas e necessidades nessa área. Assim, é mais fácil escolher os assuntos e apresentar informações, dicas e orientações úteis que podem ajudá-las a conquistar a sonhada independência financeira.

Estou contente de escrever aqui, para mulheres que querem melhorar a relação com o dinheiro. Espero que possa contribuir para que o presente e o futuro de muita gente possa melhorar, começando pelos aspectos financeiros.

Vamos às primeiras dicas:

- Shopping não é clínica psicológica e vendedoras não são amigas que querem colocar você para cima nas horas de tristeza. Elas querem o seu dinheiro.

- Não adianta comprar blusas e mais blusas para agradar seu companheiro. Ele provavelmente não vai nem notar a maioria e prefere ver você sem nenhuma delas.

- Cuide do seu dinheiro. Poupe, invista e fique de bom astral. Isso sim ajuda a manter os amigos e o companheiro por perto.

Prosperidade e felicidade a todas!


Álvaro Modernell é colunista de Finanças Pessoais do Vila Sucesso. Palestrante, consultor, autor de livros e sócio da Mais Ativos Educação Financeira, esse especialista te ajudará na tarefa de lidar com o dinheiro.

Comente

Assuntos relacionados: dinheiro finanças pessoais