Finanças para casais - cinco perfis

casal financas

Segundo Gustavo Cerbasi, autor do livro “Casais Inteligentes enriquecem juntos”, na maneira de lidar com o dinheiro existem 5 perfis de pessoas. Confira em qual vocês se enquadram:

Poupadores - segura os gastos para poupar ao máximo, entende a importância de guardar. Tanta disciplina acaba gerando críticas e comentários maldosos por parte da família e amigos por te considerarem avarentos ou “Tio Patinhas”.

Gastadores - sobre este o autor diz o seguinte: “para eles, a vida é medida pela largura, não pelo comprimento” Este tipo tem aversão a controle e orçamento, gasta tudo que ganha e, às vezes, até mais. Para atingir a felicidade se mete até em financiamentos, tudo para bancar o estilo de vida e ostentar.

Descontrolados - tudo é mais importante do que identificar por onde esvai todo mês o dinheiro. Desorientados, indisciplinados, facilmente entram em conflito e pagam juros sem necessidade. Não sabe quanto entra de grana mensalmente, muito menos quanto sai.

Desligados - não confere nada, de extratos do banco à fatura do cartão de crédito. Deixa a vida levar. Poupa só quando sobra, mas é incapaz de atingir objetivos financeiros que requeiram disciplina.

Financistas - rigoroso com o controle de gastos, faz planilhas detalhadas, projeções, carrega calculadora e lista de compras. Entende de juros, investimento e sempre é procurado para dar palpites financeiros. Quando exagera ou não se faz entender, torna-se um chato.

Livro - Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Autor - Gustavo Cerbasi

Editora Gente

Por Karina Conde

Comente