Fim de mês sem dinheiro - o que fazer?

Vai chegando por volta do dia 20 e vem aquela agonia. O dinheiro parece que evapora. Ou pior, quando nem chega a ir até o fim do mês, só dura um dia depois de receber o salário. Infelizmente, isso acontece com a maioria das pessoas. Segundo economistas, a falta de planejamento financeiro e os gastos sem necessidade geralmente levam a fechar o mês no vermelho e são os maiores vilões do orçamento.

Muitas pessoas tentam justificar dizendo não sobra dinheiro porque ganham pouco. Porém, muitas vezes a falta de estratpegia, metas e administração é que fazem o ganho mensal não render. Alguns hábitos simples podem fazer toda a diferença. Mas, antes, avalie e veja quais são as seis principais contas da casa. São as primeiras que deverão ser diminuídas.

Com algumas regras econômicas e sustentáveis é possível economizar bastante para ao menos sobrar um troco no final. Entre elas, trocar lâmpadas incandescentes por luzes fluorescentes, evitar banhos longos (ajustando para a posição verão) e estabelecer horário para lavar e passar roupa. Não utilizar o telefone fixo para ligar para celular também é uma boa dica.

Outra observação importante é em relação a alimentação. É recomendado ir ao supermercado uma vez por semana para aproveitar as promoções daquilo que é necessário, evitando, assim, o desperdício de comprar tudo de uma vez e depois voltar para levar as misturas ou de ir todos os dias e levar itens supérfluos.

O importante é não acumular dívidas, não atrasar para não pagar juros e reservar uma quantia fixa para gastos como supermercado e farmácia. Além disso, é bom ter um valor separado para alguns extras que possam surgir durante o mês. Saber para onde está indo o dinheiro e quanto é destinado são os aliados do orçamento.

Por Lívany Salles

Comente