Faça compras de verão ainda no inverno!

Faça compras de verão ainda no inverno

Se você é daquelas que não abre mão de fazer economia e só vai às compras em épocas de liquidação, que tal aproveitar a estação mais fria do ano para comprar produtos e serviços para desfrutar somente no verão?

Claro, nem tudo pode ser encontrado agora, mas você pode estar certa de que vai economizar um bom dinheirinho. "Agora que está um pouco frio, a tendência é se frequentar menos a academia, por exemplo. Porém, justamente nesta época, os pacotes estão com preços mais atrativos e você ainda tem a chance de estar em forma quando o verão chegar", sugere Henrique Puccini, economista do portal O Economista.

Nada de comprar aquecedor, desumidificador ou panela de fondue. Aproveite a época para garantir um ar condicionado ou um ventilador de teto. "Estes itens podem ser encontrados com preços 35% menores do que em janeiro. Sem contar que o valor de instalação também está em conta", ressalta o economista. Até na geladeira, a economia pode se fazer presente. "Invista nas frutas da estação, que costumam estar mais baratas do que as demais", opina Henrique.

Outro serviço que fica bem em conta nesta época do ano é pacote de viagem. Se você já sabe para onde pretende ir na estação mais quente do ano, pode começar a garantir as passagens e a hospedagem. A dica é boa principalmente para quem quer se jogar no Carnaval e ainda não comprou abadá, ou ainda para quem pretende garantir um feriadão bem longe da folia. "A economia pode chegar a 30%", garante o economista.

Quando o assunto é vestuário, há duas opções: esperar as liquidações e garantir algumas peças - coringa para o inverno do ano seguinte ou comprar algumas roupinhas básicas para o verão agora mesmo. "No caso das roupas de inverno a sugestão é procurar os grandes centros, principalmente no interior de São Paulo, os outlets e os brechós, recheados de itens de coleções passadas que ainda estão na moda", diz Henrique.

"Outra forma de economizar é acompanhar os sites de compras coletivas e das marcas favoritas, para saber quando farão boas liquidações", diz o economista. A stylist Márcia Jorge completa.

"Vale comprar peças de verão agora se forem do ano passado ou atemporais, porque compensam os preços. Mas se neste momento você comprar o que está sendo lançado nas lojas, irá pagar um preço alto de início de coleção."

Márcia faz uma listinha do que é bacana adquirir desde já: "Blusinhas, shorts, vestidos e saias, mas nada muito estampado, pois às vezes estampas deixam a roupa datada". E já adianta: "Se em pleno verão você encontrar uma liquidação de inverno, aposte nos casacos ¾ de lã nas cores preto e camelo. É garantia de muitos invernos quentinha e na moda, já que são peças e cores atemporais."


Henrique comenta que itens como calçados, acessórios de roupas e maquiagem seguem tendências e, por isso, não aconselha comprá-los com muita antecedência. "Você corre o risco de ditar moda ou de dar um grande furo", diz. "Muitas lojas já lançam um preview de verão apostando em uma tendência e, na prática, ela pode não emplacar. O jeito é comprar algo que seja o hit da estação, que já emplacou, e que você tenha vontade de usar. Mas nada de pagar fortunas, pois no próximo ano ele corre sério risco de caducar", completa a stylist.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: compras finanças