Esporte traz saúde e economia

A prática de atividades físicas/ esportivas melhora a saúde física e psicológica. Promove bem estar para a pessoa que realiza e para toda a comunidade. Outro fator importante é o financeiro. O estudo Produtividade em Jogo, realizado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), mostra que para cada R$ 1 investido na organização dos Jogos Nacionais do Sesi, o país ganha R$ 11,50 em benefícios sociais e econômicos.

A pesquisa, realizada com 3.459 trabalhadores que participaram da etapa municipal dos jogos em 2010, traçou um diagnóstico do comportamento durante a prática da atividade esportiva, avaliando o estilo de vida, as relações interpessoais e o desempenho no trabalho.

Segundo o levantamento, "os resultados indicam que existe uma relação direta entre os valores esportivos promovidos pelos jogos e a redução do presenteísmo", sendo que o termo significa a situação em que o trabalhador falta ao trabalho por motivo de doença, desmotivação ou estresse.

"Queremos levar essas informações para as empresas verem os resultados do estímulo à prática esportiva. Isso certamente será um incentivo para as indústrias que investem no esporte para motivar os trabalhadores", conclui o gerente-executivo de Cultura, Lazer e Esporte do SESI, Eloir Simm.

Por Lívany Salles

Comente