Eletricidade: vilã da economia em casa

Eletricidade é um dos maiores gastos em casa. Entre os responsáveis, um dos principais fica no banheiro. Aqueles minutos no chuveiro contam bastante no orçamento mensal. Além disso, os eletrodomésticos, os aparelhos eletrônicos e a iluminação encarecem bastante a conta.

Para economizar no banho, o tempo recomendado no banho é de 8 minutos. Durante o verão, o indicado é que a potência permaneça na posição "verão". Na cozinha, a geladeira é a grande vilã do consumo elétrico. Algumas dicas podem ser úteis no dia a dia: mantenha sempre limpa, abra o suficiente para conseguir pegar o que for necessário e feche sem demora. Não coloque alimentos quentes e mantenha-a limpa.

Na área de serviço, o ideal é separar um dia para lavar as roupas na máquina, acumulando o maior número de roupas possíveis. Com isso, o ferro de passar roupa também irá "trabalhar" menos.

Em todos os cômodos da casa, retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando. Mesmo aqueles em stand by consomem energia. Isso vale para computador e televisor.

Por fim, durante o dia aproveite a iluminação natural. Não exagere na potência das lâmpadas usando-as de acordo com o ambiente. E prefira sempre as fluorescentes, bem mais econômicas.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: finanças energia consumo casa economia