E se você ganhasse na Mega Sena?

E se você ganhasse na Mega Sena

O concurso da Mega-Sena, que será sorteado no próximo sábado (9), deverá pagar R$ 33 milhões para o apostador sortudo que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. E você, já parou para pensar no que faria com tanto dinheiro?

Por incrível que pareça, com esse montante fica até difícil saber por onde começar, não é mesmo? O diretor de serviços, Matheus Ribeiro, afirma que realizaria vários sonhos, como o de comprar uma cobertura duplex e viajar o mundo. Já o jornalista Guilherme Zeinum investiria em imóveis, projetos próprios ou empresa, além, é claro, de viagens de intercâmbio cultural.

Porém, o que seria a solução de todos os problemas pode se tornar uma grande frustração. O especialista em finanças pessoais, André Massaro, cita um estudo publicado este ano pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, sobre as consequências de se ganhar na loteria. A pesquisa revelou que a reação das pessoas ao ganharem dinheiro inesperado e "fácil" não é uma das melhores.

O propósito da pesquisa era saber se ajuda do governo para pessoas de baixa renda realmente deixava as pessoas numa condição mais estável. A surpresa, no entanto, foi constatar que as taxas de falência pessoal foram consistentes em todos os grupos de ganhadores. Os que ganharam prêmios maiores (na faixa de 50 a 150 mil dólares) "quebraram" tanto quanto os que ganharam prêmios inferiores a dez mil dólares. A diferença é o tempo em que isso aconteceu.

O fenômeno tem explicação: "o dinheiro, pura e simplesmente, não resolve os problemas de ninguém. Se não houver educação financeira e capacitação para se administrar as finanças pessoais, qualquer grande bolada só fará com que a quebra venha um pouco mais tarde", conclui o especialista.

Por Lívany Salles

Comente