Perdeu seus documentos? Saiba o que fazer!

Perdeu seus documentos Saiba o que fazer

Cartões de crédito, de débito, talões de cheques, carteira de identidade, de trabalho, CNH, certidão de nascimento dos filhos, título de eleitor, CPF... Tem muita gente que insiste em carregar na bolsa uma tonelada de documentos! Se você é uma delas, não é capaz de imaginar a dor de cabeça que terá caso perca ou tenha roubados todos eles. Por isso, amiga, saiba exatamente como proceder nesses casos!

Na verdade, diante da perda de documentos, sempre esperamos que alguém irá achá-los e nos devolver. Só que isso quase nunca acontece e podemos nos surpreender com cobranças indevidas e até com o nome inscrito em cadastros de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, referentes a compromissos jamais firmados. Pois é, trata-se da ação de estelionatários!

Segundo Valéria Cunha, assistente de Direção do Procon-SP, os casos mais comuns são a abertura de conta-corrente em bancos e financiamento de carros. "Por isso, o primeiro passo ao ter os documentos perdidos ou roubados é fazer um Boletim de Ocorrência por extravio. Depois, cancelar os cartões e sustar talões de cheques. Aí então, é preciso ir pessoalmente às empresas de cadastros de proteção ao crédito para verificar se houve a negativação do nome", ela diz.

Uma vez garantido o nome limpo, é hora de providenciar a segunda via dos documentos. "Para evitar gastar tempo e dinheiro, porém, o ideal é manter na bolsa apenas os documentos que serão de fato utilizados. Se não for usar o cartão de crédito, por exemplo, deixe-o em casa. O mesmo serve para os outros", alerta Valéria Cunha.

Correios

Outra providência que se pode tomar em caso de perda dos documentos é procurar o serviço de Achados e Perdidos dos Correios, que permite a restituição caso sejam entregues no local.

Funciona assim: quem achar documentos perdidos pode entregá-los nas unidades de atendimento ou depositá-los em caixas de coleta, ao titular ou a devolução ao órgão emissor, após o prazo de guarda de 60 dias. Segundo a assessoria de Comunicação dos Correios, os documentos são cadastrados em um sistema específico e colocados à disposição dos clientes nas agências centrais de cada município.


Os clientes interessados podem realizar consulta de documentos perdidos no site dos Correios (www.corrreios.com.br), diretamente nas agências, ou ainda por meio da Central de Atendimento dos Correios, pelos telefones 3003-0100 (capitais/regiões metropolitanas) ou 0800-725-7282 (demais localidades).

Ainda segundo a assessoria, em média, diariamente dez clientes procuram as agências localizadas na capital paulista, região metropolitana e Baixada Santista para recuperar documentos. E aproximadamente 2% dos documentos cadastrados pelos Correios são entregues aos respectivos titulares.

Por Adriana Cocco

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