Cuide bem do seu dinheiro!

Cuide bem do seu dinheiro

A gente vive reclamando que está sem dinheiro! Que trabalhamos muito e ganhamos pouco, que o mês é muito maior que o salário e que gostaríamos de acertar na mega-sena para ganhar uma bolada... Fato é que todo mundo gosta de dinheiro, mas muitos não se preocupam em cuidar adequadamente das suas cédulas e moedas de Real. Se você é uma dessas pessoas, é bom começar a aprender, pois dinheiro mal cuidado significa prejuízo para o seu próprio bolso!

É por causa de gente que rabisca, rasga, amassa ou até molha o dinheiro que o banco Central do Brasil (BC) mantém a campanha "Cuide bem do seu dinheiro". De acordo com a instituição, todos os anos, milhares de notas de Real em péssimo estado são tiradas de circulação e substituídas por notas novas. E, pasme, cerca de 80% do custo de fabricação das cédulas vêm da reposição das notas estragadas precocemente. Sabe quem paga por isso? Todos nós, contribuintes... Todos os anos, milhões são gastos só para substituir as notas rasgadas, riscadas ou amassadas!

Então, veja só. Ainda segundo o BC, as notas sujas ou desgastadas podem ser trocadas ou depositadas nos bancos, desde que estejam inteiras, ou seja, sem faltar pedaços. Já as notas de Real rasgadas, rabiscadas, cortadas, queimadas, etc, são inadequadas à circulação.


Outra coisa importante: moeda é dinheiro, sabia? Só que todos os dias, uma enorme quantidade delas sai de circulação porque as pessoas acabam guardando-as ou esquecendo-as por aí, nos bolsos, nas gavetas, potes... Aí não dá para reclamar quando o comércio não tem troco! Por isso, coloque suas moedas para circular. De repente você pode descobrir que não estava tão sem dinheiro assim!

Por Adriana Cocco

Comente