Dicas para uma viagem de Carnaval inesquecível

Como se planejar para a viagem de carnaval perfeita
Dicas para uma viagem de Carnaval inesquecível

O Carnaval é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros. Quem gosta da agitação fica ansioso pelas festas, reuniões de amigos e desfiles. Mas até aqueles que não são chegados aproveitam a data muitas vezes viajando para locais mais sossegados. Goste você ou não de Carnaval, vale a pena conferir as dicas para viajar tranquilo durante o feriadão.

A primeira é se programar com antecedência. Afinal, há várias coisas que precisam ser decididas: o destino, programação local, hospedagem, período, horários, compra de passagens, etc. "Outro cuidado essencial para garantir tranquilidade, evitar sustos e não ultrapassar o orçamento durante o passeio é a contratação de uma assistência de viagem", diz Danilo Moreira, gerente de marketing da "Travel Ace Assistance".

O destino é algo que precisa agradar a todos os que farão a viagem. E existem lugares para todos os gostos: desde as tradicionais praias, ideais para quem gosta de calor e banhos de mar, até locais mais sossegados, frios e cenários exóticos. Claro que, além do desejo dos viajantes, é preciso considerar quanto se pode gastar. Uma meta deve ser estabelecida e cumprida, para que o passeio não comprometa o orçamento logo no início do ano. Se não dá para sair do país, aproveite para explorar lugares pouco conhecidos em terras nacionais. Você pode se surpreender.

Se você pretende viajar no próximo Carnaval e ainda não comprou suas passagens, é melhor se apressar. Saiba que os preços aumentam na medida em que a data se aproxima e de acordo com a demanda. O mesmo acontece com os valores da hospedagem. E, como o brasileiro é famoso por deixar tudo para a última hora, vale correr. Ainda dá tempo.

Mas o ideal mesmo é se adiantar na aquisição das passagens, como explica o gerente de Marketing. "Com tempo, o viajante pode escolher um destino que lhe agrade e que apresente bons preços, além de comprar sua passagem aérea com valores promocionais e conseguir vagas em hoteis com valores menores."

O item hospedagem, aliás, envolve não apenas os valores e o tempo de permanência numa cidade, estado ou país diferente. O conforto também deve pesar na hora de fechar um local. Por exemplo, há situações em que alugar uma casa é vantajoso.

"Em uma viagem com um número muito grande de pessoas, pode ser mais interessante alugar uma casa ou apartamento e compartilhar momentos divertidos com os amigos. O aluguel também é vantajoso em viagens longas para o exterior, com duração de pelo menos um mês", pontua Danilo.


Quando o assunto é o meio de transporte, geralmente o avião costuma oferecer mais conforto e rapidez para chegar até o destino. E o melhor: as passagens aéreas estão com preços mais acessíveis. Algumas companhias oferecem, inclusive, promoções de vários tipos. Ou seja, é útil pesquisar o site de cada uma antes de escolher a melhor opção.

Não existe segredo para uma viagem de Carnaval bem-sucedida. O que existe é muito planejamento. Assim, os viajantes podem aproveitar bastante, descansar e se divertir, sem dores de cabeça ou imprevistos.

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: finanças carnaval viajar viagem carnaval