Dicas para um currículo bem apresentável

Muitos profissionais possuem ótimas experiências, cursos que enriquecem a carreira, além de qualidades admiradas no mercado de trabalho. No entanto, quando vão procurar emprego, muitas vezes não conseguem sequer chegar na fase da entrevista. Pois um currículo mal feito pode desclassificar um bom candidato sem dar nem a chance de ele poder expor seus atributos.

Segundo indicações do site Empregos.com, o currículo deve estar sempre atualizado, com as informações dos trabalhos mais recentes, assim como as realizações profissionais. A desatualização é vista como sinal de descuido e pode fazer com que perca várias oportunidades.

Uma outra dica importante é resumir as principais habilidades, "recheando" com as metas alcançadas e principais qualidades. Tente não apenas citar, mas dar ênfase aos trabalhos anteriores, descrevendo como as metas foram alcançadas. Tudo isso, claro, de forma sucinta, procurando dar atenção somente ao que interessa ao recrutador.


É bom ficar atento também aos deslizes gramaticais. Uma dica do site é pedir para um amigo ler e identificar possíveis erros. Além disso, a qualidade da impressão também interfere. Por fim, é interessante diversificar o currículo, caso tenha várias experiências em áreas distintas. Mas, se considerar todas importantes para determinada vaga, procure organizar por áreas ao invés de separar por ordem cronológica ou alfabética.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira empresa trabalho currículo profissão