Dicas para montar uma loja virtual

Dicas para montar uma loja virtual

Foto: Reprodução

Muitas pessoas já pensaram em montar uma loja, mas desistiram ao contabilizar todas as despesas que enfrentariam (como IPTU, aluguel do ponto, funcionários, manutenções físicas da loja, etc) e não é para menos, manter uma loja pode ser bem custoso, a não ser que você opte por uma loja online! Além do custo bem inferior, vantagens como estar disponível e em funcionamento 24h por dia, sete dias por semana mesmo em feriados aumentam, e muito, as possibilidades de venda e, logo, de lucro!

Deu até vontade de abrir uma loja virtual, mas para isso devemos prestar atenção a certos fatores: estar em um "ambiente" da internet requer um nível mínimo de conhecimento específico deste setor, sendo necessário até mesmo fazer um curso. Foi o que fez Danielle Migliano, da BolsaStore. "Para me aventurar na parte administrativa, fiz como muitas pessoas e me matriculei no Sebrae. Ali aprendi a como administrar melhor meu negócio, calcular corretamente os preços, avaliar os resultados, benchmarking, etc", diz.

E para tornar a loja cada vez mais atrativa, é preciso suprir a falta de contato com o cliente que, às vezes, precisa de mais do que contato por e-mail. Para isso, as redes sociais são de grande ajuda, pois mantêm um contato amigável e de confiança com o cliente. "No meu site tem uma ferramenta que funciona como uma atendente virtual e que dá dicas de presente. Através do cruzamento de informações sobre a pessoa que vai ganhar o presente e o presente em si", Danielle Gandarillas, da grife A Feira dá a dica.

O funcionamento da loja virtual não é muito diferente de uma loja física. "Há uma ‘vitrine’ que oferece seus produtos, com fotos e detalhamentos. Os clientes acessam e, através de um software de gerenciamento (carrinho de compras), faz seus pedidos. As formas de pagamento mais utilizadas são os cartões de crédito, boletos bancários ou depósito em conta, e recebem seus produtos comodamente em casa.", revela Lídia Cruz, proprietária da loja virtual Carioquez.

Gabriel Borges, diretor da LikeStore, faz outra observação: "É importante desenvolver uma estrutura de logística para entrega dos produtos. Muitas empreendedores fazem isto com os Correios." Além de estruturar uma boa entrega e formas de pagamento, outras medidas também são importantes, como revela a grife A Feira:

"Existe a opção de pagamento interna ou externa. Na primeira, o lojista deve fazer contrato com cada bandeira de cartão de crédito e débito que pretende oferecer e blindar seu site contra ataques externos para segurança dos clientes, para isso, a empresa precisa estar registrada e ter CNPJ. A segunda opção é integrar a sua loja aos sistemas de pagamento online terceirizados. Esta é mais simples, pois como o pagamento é feito fora do ambiente do site, toda a segurança na transmissão dos dados é garantida por eles."

Ricardo Rosa, gerente da Marketing Internet Innovation comenta: "O sucesso de uma loja virtual está diretamente ligado a um planejamento prévio e a escolha adequada da plataforma. É indispensável que o empresário invista na melhoria constante do design e usabilidade da loja, utilizando recursos gráficos que garantam maior credibilidade". E completa: "É necessário desenvolver um trabalho contínuo no aperfeiçoamento do design e dos textos, até o monitoramento de campanhas e estratégias de marketing em redes sociais. Conhecer a reação do público de acordo com a navegabilidade do site também é crucial para o sucesso ou fracasso do seu projeto."


A receita de sucesso de Lídia Cruz é: "Possuir excelentes fotos, qualidade extrema e pontualidade na entrega. Além disso, utilizar toda a rede social para fazer interface com o seu cliente, transmitindo confiança, clareza e honestidade nas informações". A loja virtual Carioquez oferece ainda um mimo para os consumidores: "Desenvolvemos um perfume, cuja caixinha chega até nossos clientes com nosso cheiro exclusivo, estimulando os seus sentidos para que a experiência de compra virtual seja sob medida."

Portanto, montar uma loja virtual é fácil, basta utilizar com sabedoria todos os recursos ao seu dispor e se dedicar ao cliente. Assim ambas as partes saem ganhando!

Por Adriana Massini (MBPress)

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