10 dicas para montar um bazar de fim de ano

bazar

foto: Shutterstock

Precisando de uma graninha extra nesse fim de ano? Que tal montar um bazar e chamar as amigas? Parece complicado e muito trabalhoso, mas a gente traz algumas dicas para facilitar sua vida e você montar um evento sem erros!


Definindo o lugar ideal – considere o espaço necessário para agregar os produtos e também as pessoas. Pode ser desde uma sala living, um quintal, até um salão de festas. Defina esse local para depois já poder informar no convite/aviso geral.

Estabeleça um dia e horário adequados –  qual a melhor data do calendário? Fim de ano é sempre complicado. É preciso que seja um fim de semana que a maioria das pessoas possam ir mas numa data não muito próxima, pois você precisa de tempo para organizar tudo que é necessário (que você confere a seguir). Estabeleça um horário de início e fim. É interessante que comece no início da tarde, onde todo mundo já saiu de casa almoçado e disposto a conferir as peças a tarde toda. Por isso o bacana é terminar justamente no fim da tarde, início da noite, para que você também possa descansar e ao final do bazar organizar o resultado das vendas. 

Lista de pessoas – faça uma listinha das pessoas e convide-as. Pode ser as amigas, colegas de trabalho, vizinhos mais chegados e até os familiares. Mas não chame uma quantidade de pessoas maior do que cabe no local. Organize-se para pedir a confirmação delas, assim você terá uma média de quantas aparecerão no dia e assim se organizar melhor tanto na quantidade de peças quanto na preparação da comida.

O que será vendido – depois de definir quantos convidados você terá em seu bazar, é a hora de definir o que será vendido e qual a quantidade de peças. Venda produtos de acordo com o público do seu bazar. E se forem coisas usadas, lembre-se que elas precisam estar limpas e em bom estado!

Organizando os produtos – não é legal ter que ficar falando o preço de cada peça durante o bazar todo, então etiquete os produtos com os preços e necessário o tamanho. Isso facilita a vida de todo mundo! Também organize as de modo que elas fiquem acessíveis e fáceis de ver e tocar. Bandejas, espelhos, mesas e araras são acessórios imprescindíveis para você organizar suas peças no bazar.

Crie um provador – para bazar de roupas, um provador é essencial! As mulheres vão querer experimentar as peças e independente do espaço escolhido, sempre dá para improvisar um cantinho, que tenha um espelho de corpo inteiro, um banquinho de apoio e claro, pelo menos uma cortina para manter a privacidade da pessoa.

Definindo formas de pagamento – se você já tem experiência em vendas, de repente ter uma máquina para pagamentos com cartão seja uma opção, que é super bem vinda. Mas se no caso não for possível, avise com antecedência que você só aceita pagamento em dinheiro, e se possível, tenha alguém para te auxiliar nessa tarefa de organizar o dinheiro que for entrando, numa caixinha e com um bloquinho de papel, caneta e calculadora sempre à mão!

Comidinhas – para o bazar ficar ainda mais interessante e você agradar o público, vale servir algo durante o evento, ainda mais se ele durar a tarde toda. Não precisa ser nada sofisticado. Água, refri e suco sé o desejável no caso das bebidas, e petiscos como torradas com patê, amendoim, porções de salgadinho ou confeitos de chocolate são ideias práticas, saborosas e fáceis de serem consumidas.

Vendendo as peças – a gente deve se preocupar também com o resultado final. Não basta vender a peça. Tem que ter uma embalagem bonita e também um cartão de visita seu, para que o comprador volte a fazer negócios com você! Tenha embalagens para presentes, sacolas e caixinhas bonitas para colocar os produtos vendidos. Se forem personalizadas então, melhor ainda. Se você não tem um cartão de visita com seu nome e telefone, faça uma etiqueta legal para colocar nas embalagens. Também é legal se programar para conseguir anotar encomendas que possam surgir.

Considerações finais - Se algum convidado levar uma pessoa extra, convide-a nas próximas vezes. É bacana fazer uma lista em um caderno com o contato das pessoas. Procure também mandar um e-mail lembrando os convidados do evento uma semana antes. E, se der tempo, faça uma decoração bonita de Natal no local!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: bazar vendas