Dicas para evitar o endividamento em 2015

Veja como administrar bem seu dinheiro
dívidas-2015

Foto - Shutterstock

Como iniciar 2015 e não se enrolar com as dívidas? Essa é a pergunta que muitas pessoas se fazem quando recebem o 13º salário. Além da vontade de investir nos presentes de Natal e em viagens para o ano novo, em janeiro chegam impostos pesados como IPTU, IPVA, matrículas de colégio e faculdade, além da demanda por compra de materiais escolares, tudo isso aliado às contas regulares de todo mês.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Liquidação de Cheques realizada mensalmente pela TeleCheque, a inadimplência em cheque em janeiro 2014 chegou a 2,98%, valor 9,4% inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

Isso demonstra que a cada ano o consumidor tem se tornado mais consciente na hora de organizar as despesas de fim de ano. 

Para ajudar ainda mais nessa conscientização e economizar a segunda parcela do 13° salário, seguem algumas dicas:

1. Relacione todas as suas dívidas;

2. Defina a prioridade dos pagamentos;

3. Procure credores e veja quais os valores a pagar, além da possibilidade de descontos e parcelamentos;

4. Pague preferencialmente à vista, pois dessa forma o desconto será maior, e você terá mais poder de negociação;

5. Antes de sair para as compras, veja quanto pode pagar por mês. Essa conta deve ser baseada no que sobra, descontando todas as contas que já são fixas. A soma das parcelas mensais precisa ficar dentro desse limite;

6. Caso vá comprar a prazo, considere que no 1.º trimestre há gastos com matrícula, impostos etc., e seu fluxo de caixa vai ficar mais restrito;


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: dívidas