Dicas para economizar nas férias

Dicas para economizar nas férias

Janeiro é sinônimo de gastos com viagens, principalmente este ano por conta do dólar em baixa, próximo de R$ 1,80, o que deixa os preços das passagens para Mercosul e da América do Norte bastante convidativos.

O Vila Sucesso separou algumas dicas de Cláudio José Carvajal Júnior - co-autor do livro "Como sair do vermelho e se tornar um investidor de sucesso", para você deixar a sua viagem mais economica.

Para quem vai encarar os aeroportos:

- Antes de reservar a passagem aérea, locação de carro e hotel, faça uma busca pela Internet para comparar preços. Consulte vários sites, pois os valores variam muito.

- Agências de turismo podem oferecer preços mais acessíveis para sua viagem através de pacotes.

- Os operadores de turismo negociam descontos em escala para seus clientes com companhias aéreas, hotéis e outras empresas, e acabam conseguindo valores interessantes em seus pacotes.

- Evite marcar passagens de ida e volta de sexta e segunda-feira, são os dias mais caros. Os dias mais baratos para viajar são terça e quarta, devido à menor demanda pelos vôos.

- Quando você viaja em vôos internacionais com escala, pode ficar na cidade da escala por alguns dias, se quiser. É uma boa oportunidade para conhecer mais de um destino com a mesma passagem aérea. Por exemplo, se você for para Nova Iorque e seu vôo tem escala em Miami, pode aproveitar uns dias e fazer umas comprinhas.

- A mesma dica vale para o turismo doméstico. Se você adquirir uma passagem com escalas dentro do Brasil, também pode aproveitar para conhecer mais destinos com a mesma passagem.

Para quem vai pegar a estrada:

- Faça um planejamento antes da sua viagem. Veja qual melhor horário para evitar congestionamentos. Além de ser desagradável, o congestionamento aumenta o consumo de combustível.

- Se o carro for Flex, ou seja, tiver opção de álcool ou gasolina, lembre-se de que só compensa abastecer com álcool se o preço for até 70% do preço do litro da gasolina.

- Dirija respeitando os limites de velocidade. A maioria dos veículos tende a ser mais econômica em velocidades entre 80 e 110 Km/hora. Além disso, você economiza em multas por excesso de velocidade e nos pontos na carteira de habilitação.

- Passe no mecânico antes de pegar estrada. A manutenção preventiva é mais barata e garante sua segurança, de sua família e das outras pessoas que estão transitando.


- Consulte também a quantidade de pedágios que existe na estrada que você pretende pegar. Se houver trecho com muitos pedágios, procure no guia de estradas rotas alternativas.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: sucesso finanças economia férias