Dicas para alugar um carro durante a viagem de férias

Dicas para alugar um carro durante a viagem de fér

As férias de julho estão aí e para quem vai aproveitar a folga viajando em busca de liberdade e sossego uma boa opção é alugar um carro e ficar livre dos horários e da bagunça das excursões.

Na maior parte das vezes o aluguel de um carro é mais vantajoso do que andar de táxi. Já que, de acordo com a Associação Brasileira da Locação de Automóveis (ABLA), alugar um modelo popular custa o equivalente ao preço de uma corrida de táxi de aeroportos mais afastados até a região central da cidade. Ou seja, praticamente pelo mesmo valor, é possível ter um carro à sua disposição por um dia inteiro. Para quem gostou da idéia, o Vila Sucesso traz algumas dicas da ABLA.

Quando estiver planejando a viagem não se esqueça de fazer a reserva do carro. É importante fazer com antecedência, porque isso elimina o risco de não encontrar o veículo desejado quando chegar.

As locadoras fazem a locação por diárias, como os hotéis. Muitas delas oferecem a opção de quilometragem livre e tarifas promocionais, é importante pesquisar. As tarifas variam conforme a categoria do carro ou escolha por tipo de cobertura de danos causados ao veículo locado. Na maioria das vezes, a locadora oferece descontos progressivos: quanto maior o período de locação, menores serão as tarifas cobradas.

Caso você decida conhecer vários destinos durante a viagem fique sabendo que é possível alugar o carro numa cidade e devolver em outra, principalmente se a locadora for da mesma rede. É preciso verificar antes a possibilidade de devolver na cidade desejada. Mesmo quando for possível é necessário ficar atento, pois pode existir a cobrança de taxa de retorno do veículo.

Na hora de contratar o serviço não esqueça de verificar se a empresa inclui proteção parcial por danos materiais causados ao veículo.


Ainda de acordo com a associação, vale lembrar que na maioria dos casos as locadoras fazem somente duas exigências para o aluguel: é necessário ser maior de 21 anos e ter CNH há mais de dois.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: férias viagem carro aluguel