Dia das Mães: cuidado com os gastos

Dia das Mães cuidado com os gastos

Já sabe o presente que vai dar para a sua mãe? Cuidado na hora da compra para não entrar no vermelho! Com apelo emocional, as pessoas não pensam duas vezes antes de comprar presentes para homenagear estas mulheres que são tão importantes em nossas vidas. No entanto, é preciso redobrar a atenção no orçamento doméstico e, sobretudo, driblar os ímpetos consumistas.

Segundo Wilson Justo, diretor de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Sorocred, é possível presentear as mães sem comprometer as finanças da família. "Antes de sair às compras é importante fazer um planejamento e estabelecer um limite de valor a ser gasto. Na escolha do presente a pessoa deve ter equilíbrio e não deixar que a emoção se sobreponha à razão", alerta Justo.

Para o executivo, ponderar qual a melhor opção de pagamento também é imprescindível. "Se conseguir um bom desconto, a pessoa deve optar por pagar a vista. Já o cheque especial ou o cartão de crédito podem representar riscos para a saúde financeira, se não utilizados com cuidado", alerta o executivo.

Com planejamento conseguimos evitar dívidas e até fazer com que o dinheiro renda a nosso favor. Para Justo, o cartão de crédito, que muitas vezes aparece como vilão, pode ser um bom aliado no momento das compras, basta saber usar com consciência. "Com o cartão conseguimos mais tempo para pagar as contas, podemos acumular pontos em programas de fidelidade e até ter um controle maior dos gastos, acompanhando pela internet as compras realizadas", aconselha.

É importante também pesquisar os preços de tudo que pretende adquirir, sejam eletrodomésticos, peças de vestuário, ou qualquer outro item desejado pela sua mãe e comprar tudo com o máximo de antecedência possível, pois, na proximidade da data comemorativa, é muito comum notarmos um aumento considerável nos preços.


Por Vila Mulher

Comente