Declaração sem atraso

Falta pouco para encerrar o prazo para a declaração anual do Imposto de Renda, que termina nesta sexta-feira (29), às 23h59min59seg. Segundo a Receita Federal, mais de cinco milhões ainda não haviam entregue a declaração até a manhã de quinta-feira (28). O ritmo de entrega é de 148 mil declarações por hora.

Como acontece muitas vezes, quem deixa para a última hora pode encontrar congestionamento no sistema, sobrecarregado com o aumento de acessos, causando lentidão no site. Para aqueles contribuintes que não conseguiram juntar os documentos necessários, uma opção é enviar a declaração incompleta mesmo para depois retificá-la. Isso evita que o prazo seja perdido.

Embora o processo seja mais demorado para quem retifica, pois com tantos processos para serem analisados, natural que os de retificação não sejam prioridade. Porém, declarar é melhor do que pagar a a multa mínima é de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.


A Receita alerta, no entanto, que é preciso ter cuidado para não demorar para retificar. Embora o prazo para acrescentar as novas informações na declaração seja de até cinco anos, os documentos faltantes podem ser solicitados e o contribuinte pode cair na malha fina se não fizer a correção antes de a Receita analisar.

Por Lívany Salles

Comente