Declaração do Imposto de Renda para quem investe na Bolsa

IR para quem investe na Bolsa

Na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, muitas dúvidas podem surgir para os investidores, principalmente os que movimentam uma carteira de ações. Sendo assim, como calcular o imposto de renda sobre operações na bolsa ou em caso de prejuízo em um mês e lucro no mês seguinte? Qual é o limite de venda sem ter que pagar imposto?

Para auxiliar o investidor, muitas corretoras e empresas auxiliam os seus clientes com várias ferramentas, desde palestras, chats e vídeos explicativos até consultorias previamente agendadas.

Como as vendas e compras de ações devem ser informadas mês a mês, nas operações via home broker ou mesa de operações geralmente os sistemas já calculam e até emitem o espelho do DARF, que é o documento de arrecadação que a Receita Federal exige. É o caso da Icap do Brasil, que dispõe aos clientes o IR Fácil, além de palestras que dão suporte.


Na Gradual Investimentos, a gestora da Árbor Contábil, Meire Poza, auxilia os investidores por meio de chats, vídeos educativos e palestras com transmissão ao vivo exclusivas para clientes. Assim como a corretora Ágora, que dispõe de um guia completo para resolver as principais dúvidas dos investidores.

Por Lívany Salles

Comente