Como usar o cartão de crédito

Cartão de crédito

Vantagens como pagamento fácil e rápido, grande aceitação comercial ou a ainda conveniência e segurança de pagamento contribuíram para que as vendas com cartão de crédito aumentassem em 25% no primeiro trimestre deste ano.

A informação é da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Esse valor representa 85,3 bilhões de compras feitas com cartões de débito e crédito - o maior dos últimos anos neste período. A pesquisa mostra que recuperação do emprego e da renda, principalmente nas camadas mais pobres, são dois fatores que alavancaram esse número.

Mas foi justamente o aumento da renda que deu aquele empurrãozinho para que os consumidores ficassem com mais dívidas no cartão. A diferença é de 41,2% a mais para fevereiro 2008 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Isso mostra que muita gente ainda não sabe usar o cartão de forma inteligente. Gustavo Cerbasi, especialista em finanças dos negócios, explica que antes de mais nada é preciso escolher uma data de vencimento do cartão próxima de seu dia de recebimento, para facilitar o orçamento doméstico.

Outra dica é nunca usá-lo para efetuar saques em dinheiro. Quando se trata de valores baixos, às vezes, os juros e a tarifa podem sair mais caros que o próprio valor do saque.

Por Juliana Lopes

Comente