Como tornar o divórcio mais econômico?

divorcioeconomia

Foto - Shutterstock

Vocês ficaram juntos, casaram, mas com o tempo, as coisas não foram dando certo e nem o amor que os uniu foi capaz de evitar a separação. Depois de muita conversa, o casal chega à decisão de divórcio. E agora, como preparar o bolso para essa nova decisão? Como não ficar no prejuízo financeiro?

Faça uma lista dos bens e dívidas em conjunto. Caso tenha um imóvel, a dica dos exterts no assunto é colocar o bem no nome de um dependente - ou mesmo filhos - e deixar em usufruto para o casal. Significa que ambos podem administrar, mas não tomar o imóvel para si.

Se o casal tiver filhos, é indicado listar as atividades e gastos de cada um, para poder dividir entre os pais. Fazer um acordo, antes de esperar a decisão judicial, além de ser menos traumático é também uma saída mais rápida para os dois seguirem suas novas vidas.

A intenção é conversar, mapear e decidir as divisões financeiras. Lembre-se de que, apesar de não darem certo juntos, você e o (a) parceiro (a) têm uma ligação, mesmo que apenas financeira. Busque concentrar as forças para que os dois lados saiam sem muitos traumas e prontos para seguir em frente.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: separação divórcio prejuízo financeiro