Como renegociar dívidas

Quando chega aquele momento em que não há mais saída para as finanças, é preciso tomar uma atitude. Quando chega-se ao "fundo do poço", a única solução é fazer a renegociação de dívida. Tão temida pelos brasileiros, e não é por menos. Afinal, com os juros altíssimos, o não cumprimento gera ainda mais problemas.

Mas existem algumas dicas para quem está endividado e precisa regularizar a situação financeira. Primeiro, é preciso colocar no papel todas as dívidas, grandes ou pequenas, somando-se todos os valores. A partir daí, verificar se é possível realizar a regularização diretamente com os credores. O ideal é que o credor tome conhecimento da não possibilidade de pagamento o quanto antes.

Sinceridade é a melhor saída ao renegociar na loja. É melhor dizer as reais possibilidades e não fazer acordo com parcelas altas que sabe que não poderá cumprir depois. Além disso, se a proposta apresentada pelo atendente não agradar, tente fazer a contra proposta.

Cuidado com propostas milagrosas de empresas que prometem recuperar créditos ou financiamentos com altas taxas de juros.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: finanças dinheiro empresas economia dívida