Como investir um milhão de reais?

Como investir um milhão de reais

Se Maximiliano Porto, vencedor do BBB 9, vai saber investir direitinho o primeiro milhão, isso ainda não se sabe. Ao longo das edições, alguns vencedores mostraram que não são lá muito bons de educação financeira e perderam a bolada em pouco tempo.

Em casos como esse, rentabilidade é a palavra de ordem, ou seja, saber usar o dinheiro para que ele se multiplique. “A rentabilidade do montante aplicado deve ser suficiente para cobrir os gastos de forma geral e garantir novos investimentos, já descontada a inflação e os tributos sobre os investimentos”, explica Cláudio José Carvajal Jr., coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo.

Mas para isso é preciso organização. Cláudio indica antes de mais nada colocar no papel todos os plano de consumo. “O sonho da independência financeira foi atingido da noite para o dia, e para garantir a sustentação desse sonho é preciso ter prudência e planejar o futuro”. Depois é necessário cotar os valores para os itens planejados e colocar no orçamento.

Para o dinheiro render é preciso investir com cautela, e passar boa parte do tempo avaliando as melhores condições. Parece que no caso de Max, seu perfil é mais ousado. “Nesse caso deve-se apostar mais em ações e fundos multimercado”, diz.

Entretanto, Marcos Crivelaro lembra que é preciso cautela diante da crise. Sendo assim, a sugestão para o novo milionário é diversificar e “atirar para todos os lados”.

Investir 30% do dinheiro em caderneta de poupança, fundos de investimentos de renda fixa ou por fundos DI. Outros 30% podem ser destinados a aplicações seguras (títulos públicos). Indico ainda investir 25% em patrimônio imobiliário de nível médio (apartamento ou casa, mas sem grandes exageros). A porcentagem restante (15%) pode ser gasta na satisfação pessoal, como compra de carro e viagens”.

Com a rápida ascensão financeira, é comum muita gente tentar gastar o dinheiro em tempo recorde com carros e apartamentos de alto padrão. Na compra do apartamento, por exemplo, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi recomenda não pagar tudo de uma vez. “É melhor usar uma entrada mínima e pagar o restante em parcelas, com parte da renda que se ganhará todo mês. Com um milhão de reais é possível ter ganhos mensais de R$ 7 mil, para o resto da vida, caso o total aplicado for em uma simples poupança”.

Crivelaro compartilha a mesma opinião. Para ele, “é necessário aprender a viver como milionário”. O especialista em matemática financeira diz que a compra de grandes imóveis

muitas vezes supera os seis dígitos, assim resta pouco para assegurar o futuro livre de preocupações financeiras.


“Ganhar um milhão de reais em um reality show é muito difícil, mas gastar dinheiro é muito fácil. Sem planejamento e controle, a boa vida de milionário pode acabar mais cedo do que a fama conquistada na TV”, finaliza Carvajal.

Comente

Assuntos relacionados: finanças investimentos rentabilidade bbb 9